5º A(O)GOSTO DAS LETRAS PROMOVE NESTE SÁBADO OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

Prefeitura M. de Ourinhos 23/08/2013 - 21:57:20 Diversos

O A(o)gosto das Letras oferecerá neste sábado, 24, uma oficina de escrita criativa. Este ano quem estará à frente da atividade será a escritora Noemi Jaffe, autora de vários livros e que lançou recentemente “O que os cegos estão sonhando”.

O evento acontecerá das 9 às 12h e das 14 às 17h, na Biblioteca Tristão de Athayde, abordando alguns princípios fundamentais da escrita criativa, tanto do ponto de vista teórico como prático, a partir da discussão e interpretação de alguns textos consagrados da literatura.

Noemi Jaffe nasceu em São Paulo e é doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Atua também como crítica literária nos jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico. Em 2010, organizou o volume Melhores Poemas, de Arnaldo Antunes. Publicou os livros Todas as coisas pequenas (2005), Quando nada está acontecendo (2011), e A verdadeira história do alfabeto (2012). Em seu livro mais recente, “O que os cegos estão sonhando”, três gerações de mulheres da mesma família se debruçam sobre os horrores do holocausto. O ponto de partida foi o diário escrito por sua mãe Lili Jaffe, no período em que foi prisioneira em Auschwitz.

Sarau e show encerram programação do festival

Depois da semana intensa de debates e oficinas, o A(o)gosto das Letras chega ao final de forma festiva, oferecendo um sarau e show de encerramento hoje no Pub 744, a partir das 20h. Sergio Vaz coordena o Sarau, e depois disso acontece o show de lançamento do CD “Canções velhas para embrulhar peixes”, reunindo Peri Pane, arrudA, Marcelo Dworecki e Otávio Ortega.

Além de poeta, Sergio Vaz é agitador cultural, e responsável pelo estímulo à produção cultural em bairros da cidade de São Paulo. Fundador da Cooperifa, a Cooperativa Cultural da Periferia, Sergio é um dos organizadores do Sarau da Cooperifa, que acontece uma vez por semana no bairro Piraporinha. O encontro reúne atividades de teatro, artes visuais, música e literatura, mas também aborda discussões sobre temas históricos, sociais ou políticos. O sarau acontece em ambiente descontraído, no Bar do Zé Batidão, e tem sido responsável pela difusão de uma chamada estética de arte da periferia. No encerramento do A(o)Gosto das Letras, Sergio lê suas poesias e oferece chance para leitura de textos de outros poetas.

Após o sarau, acontece o show de lançamento do CD “Canções velhas para embrulhar peixes”, apresentando os músicos Peri Pane (voz, violão e violoncelo), Otávio Ortega (piano e acordeom) e Marcelo Dworecki (violão de aço e cavaquinho), além das intervenções poéticas de arrudA, que já participou do A(o)Gosto das Letras em 2011, em show de Alzira Espíndola. Em crítica publicada na Folha de São Paulo, Ronaldo Evangelista comenta: “O recém-lançado CD “Canções velhas para embrulhar peixes” traz brincadeiras estilísticas entre o comum e o inesperado, fórmulas e reinvenções, música e poesia”.

Peri Pane é compositor, performer e repórter. No show Peri canta, toca violão e violoncelo. Em 2009, apresentou o programa “Ecoprático” na TV Cultura, ao lado de Anelis Assumpção. Em 2003, criou a performance HoMeM ReFluXo, com apresentações em São Paulo, Rio, Barcelona e Nápoles. Marcelo Dworecki é multiinstrumentista e compositor, e integra os grupos Bixiga 70, Strambólica e Sweet Flavour Band. Otávio Ortega é compositor, arranjador e ator, e trabalhou em diversas trilhas sonoras para o Grupo Oficina, de José Celso Martinez Correa, como “Os Sertões”, “Os Bandidos” e “Cacilda!”. O poeta arrudA atua na literatura e em performances poéticas. Tem 3 livros de poesia publicados e poemas musicados por artistas como Alzira Espíndola, Lucina, Tatá Aeroplano, Peri Pane e Jerry Espíndola. Finalista do Prêmio visa de Compositores 2006, lançou dois discos em parceria com Alzira Espíndola.


Publicidade

Parceiros