ALUNOS DE ENSINO MÉDIO TEM OBRAS EXPOSTAS NO TEATRO MUNICIPAL

Prefeitura M. de Ourinhos 26/08/2013 - 19:16:20 Diversos

A galeria de artes do Teatro Municipal Miguel Cury abriga desde a segunda-feira passada, 19, quadros de releitura de obras de Di Cavalcanti, Lasar Segall e Cândido Portinari dos alunos do ensino médio da E. E. Aparecido Gonçalves Lemos de Canitar. A exposição se estenderá até o final desta semana e poderá ser apreciada das 8h às 12h e das 14h às 18 horas, com entrada franca.
O projeto de pintura foi idealizada pelo artista plástico e professor de artes Francisco Carlos Libardi. O professor frisou que a exposição é o resultado de uma sequencia do trabalho desenvolvido ano passado. Na primeira etapa do processo os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio pesquisaram sobre os artistas e escolheram três obras de cada.
Dentre as obras selecionadas pelos alunos, foram escolhidas pelo professor quatro para ser feita a releitura, sendo elas “Paquetᔠde Di Cavalcanti, “Primeira Classe” de Lasar Segall, “Marias” e “O Espantalho” de Candido Portinari.
Francisco explicou que para fazer a releitura foram escolhidos um detalhe de cada obra. “O objetivo da releitura não é simplesmente copiar, não é este o intuito. Os alunos foram orientados para que através de um detalhe de cada obra criam-se uma cena absurda”, explicou o professor.
Inicialmente participaram do projeto cerca de 240 alunos da E.E. Aparecido Gonçalves Lemos de todas as séries do ensino médio, tanto do período noturno quanto diurno. As pinturas foram feitas em tela normal tipo painel com tinta acrílica. Os alunos puderam escolheram livremente qual técnica de pintura utilizar.
Do acervo de aproximadamente 240 obras, foram selecionados 47 trabalhos, os quais foram trabalhados com orientação do professor Francisco, de sua irmã Ana Maria Busto Libardi e pela PCNP Cristina Aparecida Zamboni Antonelli. Estes alunos selecionados desenvolverem as obras fora do período de aula, em finais de semana, no programa escola da família e estão expostos no Teatro Miguel Cury.
“Esta é a primeira vez que realizo uma exposição de obras de alunos, porém já expus meus trabalhos. Sempre tive apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura para realizar minhas exposições”, afirmou Francisco.

Parceiros