ANO DE COPA E ELEIÇÃO GERA BOAS EXPECTATIVAS PARA O COMÉRCIO

ACE Ourinhos 30/01/2014 - 07:20:20 Diversos


Sem dúvida alguma, 2014 será um ano atípico para o comércio, afinal, o país sediará dois grandes acontecimentos que poderão impulsionar as vendas no varejo. Apesar de serem dois possíveis fomentadores de negócios, os eventos exigirão estratégias distintas das empresas.
Apaixonados pelo futebol, o brasileiros não dispensam uma boa festa para torcer durante os jogos. Um dos setores que mais lucram com esse fanatismo é o de bares e restaurantes que disponibilizam a transmissão das partidas. O clima da competição estimula o consumo de petiscos, refeições e bebidas, e quanto maior a criatividade do empresário, mais intenso o movimento nos estabelecimentos.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, Diógenes Correa Leite, enfatiza que a Copa do Mundo merece uma atenção especial do setor de bares e restaurantes, que precisa criar atrativos para atrair o consumidor. “É extremamente importante criar no local o ambiente da Copa do Mundo, planejando uma decoração alusiva e promovendo ações de marketing específicas para envolver o cliente e deixá-lo à vontade para consumir mais”.
Os supermercados também devem sentir esse aquecimento. Produtos como petiscos, bebidas e itens para churrasco são os mais procurados por aqueles que preferem assistir os jogos em casa e na companhia dos familiares e amigos.
Seja no conforto do lar ou no agito dos bares, o torcedor não abre mão de estar devidamente caracterizado com uniformes e acessórios de torcida. Para atender a demanda deste ano, as lojas de plásticos, confecções e adereços, por exemplo, já preparam o estoque para atender os consumidores com uma grande variedade de produtos em verde e amarelo, como copos, buzinas, camisetas e bonés, além das bandeiras do Brasil.
De acordo com a Federação do Comércio, o momento é também oportuno para o mercado moveleiro e eletrônico. A expectativa é alta para as vendas de televisores e utensílios para a sala de estar já primeiro semestre do ano.
Eleições – Já o período eleitoral é responsável por dobrar o faturamento de muitas empresas do setor gráfico. Até mesmo as restrições impostas pelo código eleitoral - que acabaram brecando a produção de alguns itens de comunicação visual – ajudaram a estimular novos nichos de mercado, obrigando o setor a uma modernização. Para dar conta do trabalho, algumas empresas estão investindo em maquinário, tecnologia e a contratação de temporários.
Para conquistar a confiança do eleitor, os candidatos investem em panfletos, santinhos, santões e adesivos. O importante, porém, é se preparar para não deixar que falte matéria prima no mercado. “Planejamento é essencial em qualquer negócio, principalmente nos períodos considerados picos de vendas. Levando em conta que os fornecedores aproveitam o aumento da demanda para elevar os seus preços, vale a pena fazer uma projeção e garantir a matéria-prima antecipada para não correr o risco de pagar mais por ela ou ficar sem estoque”, enfatizou o presidente da Associação Comercial.

Parceiros