RECICLA OURINHOS QUER COLOCAR EM PRÁTICA EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA NA ITÁLIA

AGÊNCIA JP-2 15/04/2014 - 15:16:10 Diversos

Prioridade será a implantação de um programa de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva

Por Agência JP2

Após uma temporada de sete dias na Itália, a convite da Presidência da República, a presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva, pretende desenvolver em Ourinhos, em parceria com a prefeitura municipal, alguns projetos que serviram de referência durante a viagem para aprimorar a qualidade do trabalho de coleta seletiva no município.
A catadora Matilde Ramos e a prefeita Belkis Fernandes embarcaram para Roma no dia 05 de abril para conhecer experiências exitosas do país sobre gestão de resíduos sólidos e coleta Seletiva. A oportunidade da visita técnica surgiu após a cidade ganhar o prêmio “Pró-Catador”, de iniciativa do Governo Federal, devido às ações municipais de inclusão social e econômica com os catadores. Dos 63 municípios inscritos para concorrer o prêmio, apenas quatro cidades do país foram contempladas: Cratéus (Ceará), Ourinhos (São Paulo), Arroio Grande (Rio Grande do Sul) e Bonito de Santa Fé (Paraíba).
Na capital italiana, a comitiva participou de uma reunião com o embaixador brasileiro na Itália, Ricardo Neiva Tavares, que deu as boas vindas a todos e parabenizou as prefeituras e os catadores pelo prêmio recebido. O embaixador disse ainda que o Brasil está no caminho certo ao acompanhar o modelo de gestão de resíduos implantado na Itália, que já está em funcionamento há mais de 20 anos e que é referência para outros países.
O intercâmbio nas cidades de Roma e Torino proporcionou visitas técnicas a centros de tratamento de coleta e a organizações que se uniram para formar um grupo focado em desenvolver modos de recuperar, reciclar e reutilizar materiais.
Segundo Matilde Ramos, o que mais a impressionou foi a conscientização dos italianos sobre a importância da coleta seletiva. “Isso pode ser notado ao andar pelas ruas, a cidade está sempre limpa, em toda esquina encontramos containers para descarte de materiais recicláveis e nos centros de reciclagem a população chega a fazer fila para entregar os materiais. É uma realidade bem distante da nossa, fruto de um intenso trabalho de educação ambiental aliado a uma legislação mais rigorosa que chega a punir o munícipe que não cumpre as normas de descarte”, relata a presidente da Recicla Ourinhos.
A catadora disse que já conversou com a prefeita Belkis Fernandes para formar em Ourinhos uma equipe de educação ambiental para atuar principalmente nas escolas com o objetivo de formar cidadãos mais preocupados com o meio ambiente. Segundo ela, a conscientização de base é o primeiro passo para que a cidade possa evoluir e encarar a coleta seletiva como uma necessidade.
Matilde também fez questão de agradecer a parceria da prefeitura municipal, da SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos) e do secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Diógenes Correa Leite, que foi o responsável pela inscrição da cidade no prêmio Pró-Catador. “Fiquei muito honrada com essa viagem enriquecedora, quando vivia dentro do lixão, há 10 anos atrás, jamais poderia imaginar que um dia conheceria um país europeu. A cooperativa Recicla Ourinhos está muito feliz e grata com o grande apoio do poder público aos catadores. Graças à prefeitura, a SAE e a Secretaria de Meio Ambiente, a cidade de Ourinhos está empenhada em promover a excelência na questão da coleta seletiva e desenvolver novos projetos para continuar sendo uma referência no país”, concluiu Matilde.
Foto embaixador - Prefeita Belkis e Matilde com o embaixador Ricardo Neiva Tavares.
Centro coleta – Visita ao centro de coleta seletiva

Publicidade

Parceiros