PRESIDENTE DA RECICLA OURINHOS DESTACA PAPEL DAS MULHERES CATADORAS EM SEMINÁRIO NO RIO DE JANEIRO

assessoria 08/05/2014 - 08:28:50 Diversos

Foi realizado nos dias 29 e 30 de abril, no Rio de Janeiro, o seminário “Catadores, Lixo e Reciclagem na nova Política Nacional de Resíduos Sólidos – desafios e perspectivas”, que contou com a participação da presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos, representando o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.
A catadora ourinhense foi uma das palestrantes do evento e abordou em sua apresentação o papel das mulheres no processo de organização e luta pela inclusão social. Matilde contou a história das catadoras ourinhenses que viviam do trabalho no lixão e que conseguiram através da união dar uma grande reviravolta em suas vidas. Hoje, as integrantes da Recicla Ourinhos são referência para outras cidades do Brasil e do exterior. “Ninguém faz nada sozinho, tudo o que conquistamos veio com 10 anos de muito trabalho, luta e, principalmente, união. Por isso, fazemos hoje um trabalho para ajudar grupos de catadores de outras cidades a se organizarem em associações e cooperativas, que é o caminho para fortalecerem seus objetivos e obterem acesso aos recursos e projetos do Governo Federal”, disse s presidente da Recicla Ourinhos.
Durante o seminário no Rio, Matilde explicou que a vida dos catadores de Ourinhos mudou após a parceria estabelecida com a prefeitura municipal, por meio da SAE (Superintendência de Água e Esgoto). Eles passaram a prestar serviços de coleta seletiva urbana e a serem remunerados pelo trabalho. Com isso, foi possível a saída definitiva do lixão.

Reconhecimento – A cidade de Ourinhos ganhou visibilidade nacional com o prêmio Cidade Pró-Catador, honraria concedida a apenas quatro municípios do país pela referência na implantação de projetos envolvendo coleta seletiva e inclusão dos catadores. Como parte do prêmio, catadores e gestores públicos – acompanhados de técnicos do Governo Federal – tiveram a oportunidade de realizar no mês passado uma visita técnica à Itália com objetivo de conhecer de perto o funcionamento dos centros de tratamento de coleta. Desde então, estão sendo convidados para proferir palestras em diversas regiões do Brasil.
Atualmente a Recicla Ourinhos realiza atividades de coleta seletiva em 50% dos bairros da cidade, além de prensagem, triagem de resíduos sólidos. Também realiza palestras nas escolas com o objetivo de divulgar a importância da coleta seletiva para o meio ambiente e para a inclusão social.


Parceiros