Recicla Ourinhos recebe visita de gestores da prefeitura de Duque de Caxias (RJ)

Assessoria 15/12/2014 - 13:20:39 Diversos

O modelo de gestão de trabalho implantado na Cooperativa Recicla Ourinhos, que já foi premiado pela Presidência da República, desperta cada vez mais o interesse das prefeituras de todo o país que almejam desenvolver ações de coleta seletiva com inclusão de catadores de forma eficiente e funcional.

Na semana passada, a cooperativa recebeu a visita do subsecretário de Educação Ambiental e Biodiversidade da prefeitura de Duque de Caxias (RJ), Leonardo Rocha da Silva, e do assessor técnico José Arnaldo dos Anjos Oliveira que vieram à cidade conhecer melhor a estrutura da usina de reciclagem e o contrato de trabalho estabelecido entre os catadores e o poder público.

Continua depois da Publicidade

Os gestores cariocas foram recepcionados pela presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva, Cláudia da Silva (1ª Secretária); pelo assessor jurídico Gilvano José da Silva; pelo contador Aguinaldo Macedo e pelas representantes da SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos), Michela Abdo Tanios e Kelly Bordignon.

Durante a visita técnica, o subsecretário de Duque de Caxias fez questão de conhecer todas as dependências da cooperativa e os galpões de armazenagem dos materiais. Leonardo Rocha disse ter se impressionado com a organização dos catadores e com a grandeza do trabalho realizado em Ourinhos.

Ele quer levar a experiência de sucesso para a cidade carioca, que é integrante da região metropolitana do Rio de Janeiro com mais de 300 mil habitantes. Segundo Rocha, o município ainda enfrenta uma série de dificuldades na implantação de um modelo de coleta seletiva que atenda as expectativas da população e, ao mesmo tempo, integre as organizações de catadores.

As representantes da Recicla Ourinhos e da SAE colocaram-se à disposição para esclarecer todas as questões referentes à parceria firmada com o poder público em Ourinhos e para ajudar no que for possível para que essa iniciativa que nasceu no interior paulista seja levada para outras regiões do país, beneficiando o meio ambiente e a formalização do trabalho dos catadores.

Publicidade

Parceiros