Inércia da prefeita Belkis Fernandes emperra campanha salarial dos servidores

Assessoria 04/02/2015 - 17:26:08 Diversos

Sem dar satisfações à categoria, a prefeita de Ourinhos se recusa a receber os representantes do Sindicato para a mesa de negociação

A inércia da prefeita de Ourinhos, Belkis Gonçalves Fernandes, está emperrando o andamento da campanha salarial de 2015. Apesar de o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos estar cobrando desde o mês de novembro de 2014 a abertura da rodada de negociações, o Poder Executivo não está demonstrando qualquer interesse em tratar das reivindicações da categoria.

Continua depois da Publicidade

Neste ano, o Sindicato ainda tentou antecipar o acordo com a prefeitura para não prejudicar o prazo da data base dos servidores no mês de março. No dia 21 de novembro de 2014, uma assembleia ordinária aprovou por unanimidade a pauta de reivindicação e três dias depois a Administração Municipal recebeu por meio do oficio 272/2014 o documento do Sindicato para apreciação e análise.

Desde então não houve qualquer manifestação do Poder Executivo, mesmo diante de outros pedidos da entidade para agendamento de reunião com a prefeita municipal. Esse atraso na apreciação da pauta dos servidores poderá prejudicar a aplicação do resultado final das negociações perante a proximidade da data base da categoria, segundo informou o presidente do Sindicato dos Servidores, Edinilson Ribeiro. “Estamos respeitando todo o trâmite legal de uma campanha salarial, mas a prefeita até o momento parece que não está nenhum pouco preocupada em sentar com o Sindicato e apresentar uma contraproposta de valorização dos servidores. Já faz quase três meses que estamos aguardando uma satisfação, uma posição oficial do governo e o que estamos observando é que o Executivo adotou a postura de virar as costas para o funcionalismo público. Uma tremenda falta de respeito, uma atitude jamais vista por nós do Sindicato. Caso essa inércia se prolongue pelos próximos dias teremos que tomar medidas mais drásticas para forçar a prefeita a negociar”, disse Edinilson Ribeiro.

Diante da falta de interesse da administração municipal em colocar a categoria como prioridade, o presidente do Sindicato, Edinilson Ribeiro, e o representante da subsede da CUT-SP em Ourinhos, Cláudio Izidio, se reuniram no dia 29 de janeiro com os integrantes da mesa diretora na Câmara de Ourinhos e entregaram o oficio nº. 21/2015 com cópia da pauta de reivindicação dos servidores. Eles aproveitaram a oportunidade para convidar a edilidade para participar do processo de negociação e agilizar o processo de negociação junto ao Executivo.

Vereador contra interesses dos servidores - Na sessão desta segunda-feira, 02 de fevereiro, o presidente do Sindicato, Edinilson Ribeiro esteve presente na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal e ficou surpreso com o discurso do primeiro secretário, vereador Inácio J.B.Filho (PT), que, ao invés de dar publicidade ao ofício da entidade com a pauta da campanha salarial, quebrou o protocolo regimental.

Em uma atitude de simples despreparo, ironia ou má fé, fez a leitura de um documento apresentado por um servidor, que não participa das assembleias da entidade, com algumas reivindicações que não foram deliberadas em assembleia e muito menos protocolada na Casa de Leis.

“Estamos desde novembro de 2014 oficiando a administração municipal para que seja iniciada a negociação e o vereador, de forma desrespeitosa e antiética, leu apenas um documento que não tem fundamentação legal, ao invés de fazer a leitura da pauta do Sindicato devidamente protocolada na Secretaria da Câmara e apresentada aos membros da Mesa Diretora na reunião do dia 29 de janeiro. Esperávamos que o vereador reiterasse em seu discurso que o Sindicato já está tomando todas as providências em defesa dos servidores. A pauta, que deveria ter sido lida pelo nobre edil, era a do próprio Sindicato e não a de uma pessoa que só quer fazer politicagem em cima da nossa categoria. Dessa forma, o parlamentar demonstra que está despreparado para ocupar o cargo”, afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores.

Na manhã de terça-feira, 03 de fevereiro, Edinilson Ribeiro entrou em contato com o presidente do Diretório Municipal do PT, Mario Ferreira, e lamentou a atitude do  vereador que prejudicou o Sindicato. O presidente local do PT declarou que reconhece todos os esforços que o Sindicato vem fazendo para representar os servidores com dignidade e informou que a posição do vereador Inácio J.B.Filho não é a do Partido dos Trabalhadores.

Corte de Insalubridade

Com relação à questão do corte da insalubridade das cozinheiras e auxiliares de educação infantil determinado recentemente pela prefeitura, o sindicato teve conhecimento no dia 13 de janeiro que a contestação feita pela entidade sobre o laudo de Insalubridade apresentado pela prefeitura, havia sido Indeferido pela administração. Diferentemente como foi divulgado pela prefeitura Municipal, não compete ao sindicato informar os servidores sobre o corte da Insalubridade e sim defender os direitos dos servidores ou seja, “Nós representamos o servidor para garantir os seus direitos e não para retirar como fez a Prefeitura. destacou o presidente.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de Ourinhos e Região mais uma vez posiciona-se contrariamente a esta decisão da chefe do Executivo e orienta os servidores dos cargos de cozinheira e de auxiliar de educação infantil a entrarem imediatamente em contato com o departamento jurídico da entidade para tomar as medidas cabíveis de forma a resguardar os seus direitos trabalhistas.

O Sindicato está sediado à Rua Dom José Marelo, nº 951, na Vila Perino. O telefone para contato é o (14) 3322-4058.

Legenda – Presidete do Sindicato dos Servidores, Edinilson Ribeiro

Publicidade

Parceiros