Prefeitura aderiu a Hora Verde e realizou o plantio de 350 mudas de árvores no domingo

Prefeitura M. de Ourinhos 21/09/2015 - 18:10:56 Diversos

Prefeita Belkis acompanhou o plantio e anunciou continuidade do reflorestamento do Córrego Furnas até a Av. Jacinto Ferreira de Sá

 

Continua depois da Publicidade

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura realizou neste domingo, 20 de setembro, na área de preservação permanente do Córrego Furnas, localizado no Jd. São Francisco, o plantio de 350 mudas de árvores nativas, em comemoração ao Dia da Árvore (celebrado nesta segunda-feira, 21) e aderindo a “Hora Verde”.

O plantio contou com a presença da prefeita Belkis Fernandes, do secretário municipal de Meio e Ambiente e Agricultura Diógenes Correa Leite e representantes da Secretaria, o Zootecnista da CATI Regional de Ourinhos Maurício da Conceição Barbosa e contou com a parceria da Polícia Ambiental, ECO (Equipe de Canoagem de Ourinhos), ASSORO (Associação Ornitológica Regional de Ourinhos) e Lions Clube de Ourinhos.

Na ocasião a prefeita Belkis Fernandes conversou com alguns moradores do local, falou sobre a importância da ação, da participação da comunidade e do pedido de reflorestamento da área. “Além de estarmos cumprindo o Plano Ambiental de recuperação de onde foi feita a canalização e aderindo a essa campanha estadual “Hora Verde”, o mais importante que estou vendo aqui é a participação da comunidade que está totalmente envolvida com a ação e que por sinal está pleiteando a continuidade dessa revitalização da mata. Portanto, entrarei junto a CETESB com um pedido para darmos continuidade ao reflorestamento ao longo do percurso do Córrego até a Av. Jacinto Sá”.

O secretário de Meio Ambiente Diógenes Correa Leite falou sobre a ação e a parceria com as entidades. “Hoje nós estamos aqui com diversas entidades, todos unidos para que possamos fazer esse plantio de 350 árvores de diversas espécies. Em Ourinhos estamos fazendo de tudo para recuperar as matas e aproveitando para fazer a erradicação da espécie sibipiruna que já existe há mais de 50 anos no município. Então estamos fazendo a substituição para o plantio correto e pedimos a colaboração dos munícipes para preservar as nossas árvores e denunciar os atos de vandalismo, como corte indevido. Agradeço a Prefeita pelo seu olhar ao nosso meio ambiente”.

De acordo com o zootecnista da CATI Maurício da Conceição Barbosa, a Coordenaria sempre apoia os trabalhos de recomposição da mata ciliar. “Nós da CATI juntamente com os produtores rurais sempre apoiamos a questão da recomposição da mata ciliar, então como dia 21 é o Dia da Árvore achei importante vir participar e trazer minhas filhas pra comemorar essa data”.

Conforme conta o diretor social do Lions Clube de Ourinhos Arnaldo Nunes, já é de costume a entidade realizar ações de plantio em comemoração ao Dia da Árvore. “Anualmente nesta data o Lions realiza a campanha de plantio de árvores e incentiva as pessoas a cuidar do meio ambiente e fazer parte desta ação”.

A Polícia Ambiental tem um papel importante na fiscalização e preservação das matas, como relata o Cabo PM Altemar Brito. “Esse é um evento cujo maior objetivo é mobilizar as pessoas e convidá-las a refletir sobre a preservação das árvores. E o papel da Polícia Ambiental é justamente o de fazer valer a fiscalização para que não haja nenhum tipo de agressão à mata”.

 Além da canoagem, a ECO também contribui com o meio ambiente e realiza ações de preservação ambiental durante o ano todo. “Nós temos que preservar sempre o nosso meio ambiente e procurar fazer mais ações como esta quando possível. A ECO está sempre empenhada em colaborar com a manutenção ambiental e por isso realizamos este tipo de trabalho diversas vezes, inclusive mutirões de limpeza nas margens do Paranapanema”, disse o diretor social da ECO Roberto Palermo.

Dona Lucinda Maria da Silva Lima acompanhou o plantio de árvores e elogiou a ação. “Depois da canalização este lugar ficou muito bom e agora com esse plantio vai ficar melhor ainda. Muito legal essa iniciativa da Prefeitura de valorizar o nosso bairro”.

Seu Ermenegildo Almeida também fez sua contribuição na “Hora Verde” e plantou uma castanheira. “Quanto mais árvores plantarmos melhor, por isso há uns quatro meses atrás cultivei a Castanha do Pará na minha casa e esperei o tempo certo para realizar o plantio aqui nas margens do Córrego Furnas. É importante que toda a população tenha consciência, faça a sua parte e preserve o nosso meio ambiente”.

Ao todo foram plantadas 350 mudas de árvores nativas como: Angico, Aroeira Pimenteira, Jequitibá Rosa, Ingá, Pau Formiga, Ipê Roxo, Sangra D’água, Pau D’alho, entre outras.

Publicidade

Parceiros