Prefeita participa de cerimônia de inauguração de Projeto Horta Educativa

Prefeitura M. de Ourinhos 19/10/2015 - 19:16:58 Diversos

No último dia 05, a Prefeita Belkis Fernandes, acompanhada pela Presidente do Fundo Social de Solidariedade Fátima Dias Perino, participou das cerimônias de inauguração do projeto Horta Educativa na EMEI Dona Josefina Silva e Sá e na EMEI Angelina Perino.

         Participaram também das inaugurações os diretores e professores das Escolas e colaboradores da Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura. Na oportunidade também ocorreu a entrega do Kit ferramentas e Cadernos do Educador e da Família.

Continua depois da Publicidade

         Com o convênio com o FUSSESP, Ourinhos recebeu materiais que compõem o “kit horta” como enxada, carrinho, sementes e todo aparato necessário para execução da horta.

         A prefeita Belkis ressaltou a importância do projeto na educação alimentar das crianças. “A horta tem o intuito de despertar na criança o desejo de ter uma alimentação saudável. Temos ampliado o projeto de horta educativa para o máximo de unidades de ensino”, concluiu a prefeita.

         A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fátima Dias Perino destaca que o objetivo do projeto é cultivar hábitos saudáveis tanto nas crianças quanto nos familiares.

         “A Horta Educativa visa educar as crianças através de orientações pedagógicas quanto a alimentação e a natureza. Queremos estimular os alunos e as famílias a cultivar essa ideia”, concluiu Fátima.

         O projeto visa ensinar através de aulas teóricas e práticas conceitos de Educação Ambiental, alimentação saudável e valorização do meio rural. Os alunos das escolas, com auxílio dos professores fazem o plantio e colheita de mudas de diversos legumes e hortaliças nos canteiros construídos nas escolas.

         Além do Fundo Social, também estão envolvidas no projeto a Secretaria de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Assistência Social e Saúde. As crianças recebem orientação da equipe de nutricionistas e pedagogas da secretaria de Educação, preparando para o plantio e cultivo da horta.        

        EMEI Dona Josefina Silva e Sá         

         A EMEI Dona Josefina Silva e Sá atende 106 crianças de 04 e 05 anos de idade. De acordo com a Diretora da Escola Elisabeth Dias Coelho, as crianças ficaram animadas com a implantação do projeto Horta Educativa.

         “Os alunos participaram de todo o preparo da horta, dos canteiros. Tivemos palestras de pessoas especializadas, com agrônomos. Eles aprenderam a importância da água, dos adubos e até das minhocas para a terra. Tem sido uma grande oportunidade de aprendizagem”, concluiu a diretora.

         A diretora conta também que os alunos têm reproduzido os ensinamentos em casa. “Hoje os pais ficaram muito contentes em participar da inauguração e constatar aquilo que os filhos já passavam em casa. O objetivo está sendo cumprido, as crianças estão compartilhando os conhecimentos com seus familiares”, destacou.

         Além da Horta Educativa, a EMEI Dona Josefina Silva e Sá está sendo contemplada com o projeto Escola de Cara Nova. A escola está passando pelo processo de revitalização, priorizando as necessidades mais urgentes. O projeto “Escola de Cara Nova” tem sido realizado por meio da parceria das pastas de Educação e Obras.        

         EMEI Angelina Perino       

        A EMEI Angelina Perino, atualmente atende 86 alunos de 04 e 05 anos de idade. De acordo com a diretora da EMEI Angelinaescola, Carolina Gonçalves Damasceno Valenich, os alunos estão empolgados e os pais tem participado do projeto.       

         “Os alunos estão muito animados, eles ficam numa expectativa muito grande com relação ao plantio e a colheita. As crianças estão adorando, todo dia vão até os canteiros para olhar e ver como anda o desenvolvimento da horta”, comentou a diretora.

         Ao final da cerimônia de inauguração, aconteceu uma apresentação do grupo Interação Vertical da Primeira Igreja Presbiteriana de Ourinhos.         

         Participação da família 

        O pai da aluna Juliana, da EMEI Angelina Perino, destacou que a filha aprendeu bastante sobre os nutrientes dos legumes e hortaliças. “Ela fala bastante sobre o projeto e sobre o plantio que é feito na escola. Ela aprendeu sobre os nutrientes e vitaminas dos alimentos e já melhorou sua alimentação”, frisou.

        O senhor Reinaldo Ferreira de Araújo, pai dos alunos Miguel e Matheus, da EMEI Angelina Perino, tem participado ativamente do projeto. “Os professores me fizeram um convite para colaborar com o projeto. Como eu gosto muito de mexer com horta, aceitei prontamente. Está sendo bom para mim e para meus filhos. Aos finais de semana, junto com meus filhos, faço manutenção da horta”, explicou.

         “Além de proporcionar uma atividade para realizar junto com meus filhos, percebi uma mudança nos hábitos alimentares. Eles passaram a comer mais alface, beterraba e cenoura. Bem como também despertou o interesse em plantar, aprender as coisas da terra e mexer com hortas”, complementou.

Publicidade

Parceiros