Prefeitura tem investido na reforma de escolas e cobertura de quadras cobertas

Prefeitura M. de Ourinhos 03/03/2016 - 18:51:57 Diversos

Melhorias oferecem mais espaço e qualidade aos alunos, professores e funcionários

A Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem investido recursos financeiros para a melhoria da infraestrutura dos edifícios escolares. Muitas ações estão sendo realizadas através do Projeto Escola de Cara Nova, que tem como objetivo a revitalização dos edifícios no que diz respeito ao conforto térmico, acústico, de iluminação, os materiais que serão utilizados, as cores, a segurança, a acessibilidade, entre outros.

Continua depois da Publicidade

Várias escolas já foram contempladas com o projeto e, desde dezembro de 2015 outras unidades estão sendo beneficiadas. Entre elas a EMEI Dona Josefina (Vila Nova Sá); Emei Clara Augusta de Noronha (Vila São Francisco); EMEI Itaipava (Jardim Santos Dumont); EMEI Judith Leonis Villas Boas (Vila Margarida); EMEF Pedagogo Paulo Freire (Jardim São Carlos); EMEF Profª Evani Maioral Ribeiro Carneiro (Parque Minas Gerais) e EMEF Prof. Jorge Herkrath (Parque Pacheco Chaves).

Segundo a prefeita Belkis Fernandes é importante que a população tenha conhecimento dos investimentos que tem sido feitos na área da educação. “Nosso dever é ofertar além de uma educação de qualidade, a manutenção e melhorias nos edifícios escolares, para que os alunos, professos e funcionários possam aprender e trabalhar motivados num ambiente acolhedor. Por isso, é importante que a população ourinhense tenha conhecimento dos investimentos que estão sendo feitos nesta área em nosso município”.

A Secretária Municipal de Educação, comentou a respeito da parceria com a Secretaria Municipal de Obras, na realização dos trabalhos. “A união dos esforços da Equipe de Pequenos Reparos da Secretaria de Educação com funcionários da Secretaria de Obras permite que um maior número de escolas sejam revitalizadas”.

Além de outros benefícios, as três EMEFs que estão em fase de acabamento final receberam a cobertura das quadras poliesportivas, as quais serão inauguradas em breve.

“A EMEI Judith Leonis Villas Boas também recebeu cuidado especial. O edifício é antigo, da década de 50, uma das primeiras escolas de educação infantil de Ourinhos, na qual temos muito orgulho em preservar. Estávamos enfrentando alguns problemas com a estrutura, então demolimos e reconstruímos paredes; refizemos a cozinha, que agora conta com área de cocção e contaminação, construímos o depósito de alimentos e uma área de serviços”, lembrou a secretaria.

Os investimentos, acompanhados pelo coordenador de Administração e Finanças da Secretaria de Educação primam pela melhoria das escolas e do atendimento dos alunos. “Acredito que os investimentos nos edifícios vem para trazer mais alegria e acolher os alunos, professores e os funcionários de cada escola reformada.”

De acordo com a coordenadora do Projeto “Escola de Cara Nova”, arquiteta e Profª Cláudia Filipini, foram realizadas diversas obras nas unidades de ensino. “Foram feitas a cobertura de quadras, pinturas internas e externas, pintura de lousas, reparos em paredes, pisos e telhados, reforços estruturais, instalações hidráulicas e elétricas, troca e instalação de portas, reposição de vidros, reparos e pintura de calçamento e áreas de passeio, construção de área de serviço, depósito de alimentos e reforma geral da cozinha da EMEI Judith Leonis Villas Boas, entre outros”.

 Cláudia ressaltou ainda que o processo de revitalização preza pela preservação das características que são peculiares de cada edifício, para que a história de cada um não seja perdida. “Parte-se do pressuposto que o ambiente funcional, adequado, seguro, agradável e acolhedor estimula as crianças, jovens e adultos a preservar e a valorizar o edifício, bem como contribui para o processo de ensino e aprendizagem”.

Ainda este ano outras unidades escolares serão revitalizadas através do Projeto “Escola de Cara Nova”.

Publicidade

Parceiros