Programa de Alimentação Escolar atende mais de 20 mil e 300 alunos diariamente

Prefeitura M. de Ourinhos 02/06/2016 - 19:33:52 Diversos

Setor de alimentação escolar atende a Rede Municipal e Estadual de ensino 

O Governo de Ourinhos não poupa esforços para oferecer diariamente uma alimentação de qualidade aos alunos. O Programa de Alimentação Escolar do município atende diariamente 20.309 alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino, o que representa aproximadamente 25 mil refeições diárias.

Continua depois da Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Gestão de Alimentação Escolar, conta com um quadro de cinco nutricionistas e uma nutricionista responsável técnica para desenvolver o Programa de Alimentação.

Além das escolas do município, a Prefeitura assume o convênio com o Estado responsabilizando-se também com o atendimento da alimentação escolar de todas as escolas estaduais. Ao todo são 60 escolas atendidas, sendo 44 municipais (15 Creches, 15 EMEIS e 14 EMEFS) e 14 estaduais, incluindo também atendimento a APAE e ETEC Jacinto Ferreira de Sá.

Atualmente, o Setor de Alimentação Escolar conta com uma equipe de 131 (centro e trinta e um) cozinheiros e 3 (três) auxiliares de cozinha que recebem capacitações periódicas sobre boas práticas de manipulação de alimentos. Recentemente participaram de uma capacitação que abordou, juntamente com uma pedagoga, o papel do cozinheiro como modelo de referência alimentar e nutricional, destacando sua importância na formação de hábitos saudáveis dos nossos alunos.

As escolas recebem visitas frequentes das nutricionistas que acompanham todo o processo de produção e distribuição dos alimentos aos alunos, além de fazer as orientações técnicas necessárias aos cozinheiros. Também é feito um controle de sobras limpas e sobras sujas por meio da pesagem do que sobrou das preparações (sobra limpa) e pesagem dos alimentos descartados pelos alunos (sobra suja) com a intenção de saber o real consumo de cada Unidade Escolar evitando o desperdício de alimentos e podendo assim avaliar a aceitabilidade dos cardápios.

Os diretores das Unidades Escolares também participam desse processo acompanhando o recebimento dos gêneros alimentícios que serão utilizados no preparo da alimentação escolar, bem como acompanhamento e fiscalização do preparo e distribuição aos alunos.

Os cardápios, desenvolvidos pelas nutricionistas do setor, têm planejamento semestral, respeitando as faixas etárias, os hábitos alimentares, aceitabilidade e as necessidades nutricionais dos alunos das Redes Municipal e Estadual do município. Os cardápios elaborados são adequados para que possam atender os alunos com restrição alimentar (intolerâncias e alergias alimentares).

É importante destacar que a Prefeitura possui um Conselho de Alimentação Escolar bem atuante, que constantemente faz reuniões e fiscalização às unidades Escolares a fim de avaliar a qualidade do Programa de Alimentação Escolar, analisando os cardápios oferecidos aos alunos bem como a distribuição e aceitabilidade. 

Publicidade

Parceiros