LIDERANÇAS DA ENGENHARIA PAULISTA SE MOBILIZAM CONTRA DECISÃO DE LEWANDOWSKI

AERO - Ourinhos 23/09/2016 - 17:29:15 Diversos

Na tarde desta quarta-feira (21/09) mais de cem líderes e outros profissionais da Engenharia paulista estiveram reunidos na entrada da Sede Faria Lima do Crea-SP para protestar contra uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal que provocou verdadeiro caos administrativo na maior Autarquia de Fiscalização Profissional do Brasil: a Suspensão de Segurança deferida pelo então presidente do STF, Ministro Ricardo Lewandowski, em seu último dia de mandato à frente do órgão, cassou a liminar que havia garantido ao Eng. Francisco Kurimori, presidente da Autarquia eleito em 2014 com 74% dos votos, a homologação do resultado dessa eleição para seu segundo mandato (2015-2017), determinando assim a ocupação do cargo, no dia 12 último, pelo segundo colocado no pleito, com cerca de 10% dos votos.

A manifestação reuniu gestores sumariamente demitidos pela nova administração, empossada sem o cumprimento dos ritos regimentais, e ainda presidentes e diretores de Entidades de Classe de várias regiões do Estado, além de ex-presidentes do Conselho paulista, também eleitos, a exemplo de Kurimori, pelo voto direto dos profissionais, como o Eng. André Monteiro de Fazio e o Eng. José Eduardo de Paula Alonso. O objetivo do movimento foi o de iniciar uma campanha de apoio da sociedade, e dos profissionais da área tecnológica em geral, contra as arbitrariedades que há dez dias vêm sendo cometidas pela gestão temporariamente empossada pela justiça. Segundo informações das lideranças presentes no ato, “outras ações estão sendo articuladas na esfera judicial com vistas a reverter a estapafúrdia situação”. O ocupante da presidência do Crea-SP é o Eng. Vinicius Marquese Marinelli, sobrinho e sócio do Eng. José Tadeu da Silva, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Como é de conhecimento público, Tadeu acumula 34 ações civis públicas e duas ações por ato de improbidade administrativa, que culminou com o bloqueio de seus bens, no montante de 15 milhões de reais (informação disponível no site da Justiça Federal – www.jfsp.jus./foruns-federais/).

Continua depois da Publicidade

As lideranças da Engenharia paulista presentes na manifestação de hoje lembram que adesões ao movimento são bem-vindas e podem ser efetivadas em contato com o Eng. Luiz Roberto Sega, pelo telefone (14) 9.9122.4848.

O Eng. Kurimori, em depoimento à reportagem, declarou que “o mais importante no momento é reconhecer este apoio que estamos tendo dos profissionais engajados na luta classista pela valorização da Engenharia brasileira. Quero agradecer, do fundo do coração, a confiança que depositam em nosso trabalho e a lealdade aos seus princípios éticos, os mesmos que os nossos. O meu muito obrigado a todos”.

Publicidade

Parceiros