Ourinhos será sede da Olimpíada Regional das Apaes
Nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2018, Ourinhos vai sediar a Olimpíada Regional das Apaes (Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Centenas de atletas de 13 associações da região, vão disputar oito modalidades esportivas. O evento tem o Apoio da Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, que vai ceder o espaço para as competições, alojamento e material esportivo. Incentivar o esporte inclusivo é um dos objetivos da administração do Prefeito Lucas Pocay que, só no segundo semestre de 2017, promoveu no Ginásio Monstrinho, dois encontros de interação esportiva entre deficientes de toda a região.
O anúncio da realização da Olimpíada Regional foi feito pelo Secretário de Esportes Danilo Ferreira, em encontro na Prefeitura, no início do mês de dezembro com representantes das Apaes da regionão e o Chefe de Gabinete Jefferson Nogozek. Na ocasião, também estava presente a Presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo, Cristiany de Castro. Ela exaltou o apoio do poder público para a realização da competição esportiva e anunciou que os melhores atletas irão competir na 19ª Olimpíadas Especiais das Apaes, que serão realizadas em Franca (SP) de 17 a 22 de junho.
“Ourinhos sai na frente pela abertura do poder público para que a Olimpíada Regional aconteça. É preciso mostrar para a sociedade a capacidade da pessoa com deficiência em todas as áreas. Parabenizamos o poder público de Ourinhos por isso, porque a luta é diária e precisamos mostrar cada vez mais para a sociedade as formas de lidar com as diferenças”, declara Cristiany.
A presidente da Apae de Ourinhos, Vera Ferreira de Lima afirma que o esporte inclusivo foi esquecido pelas administrações anteriores.
“O Lucas está apoiando o deficiente. E estamos vendo que temos muito mais alunos com habilidade esportiva. Foi muito legal os dois dias de inclusão esportiva que a Prefeitura promoveu porque reunimos as famílias e eles ficaram encantados, comentaram que não sabiam que os filhos conseguiam fazer tão bem algumas modalidade. O apoio que a prefeitura está dando é fantástico”, diz Vera.
Norma Tavares, presidente da Apae de Santa Cruz do Rio Pardo vem acompanhando os projetos inclusivo de Ourinhos. Atletas de Santa Cruz participaram das duas edições.
“Realmente é muito importante para os alunos, é um momento diferenciado. Santa Cruz veio com ônibus lotado para o segundo dia de inclusão, eles gostam de interagir com os colegas de outras Apaes e também competir”, afirma.
Para o Secretário de Esportes Danilo Ferreira, a Olimpíada Regional das Apaes é a concretização de um compromisso assumido pelo Prefeito Lucas Pocay de promover cada vez mais a inclusão do deficiente na sociedade.
“A intenção é fazer mais vezes, promover mais dias de inclusão e mostrar a capacidade que os deficientes possuem. É através do esporte que eles podem demonstrar suas habilidades e capacidades, quebrando a barreira do preconceito”, ressalta.