Aumenta a procura de brasileiros que desejam fazer mestrado e doutorado internacional a distância
Reconhecimento simplifi cado do diploma e comodidade do ensino on-line são alguns dos motivos para o crescimento, indica universidade americana
Os cursos a distância aparecem como uma saída viável para quem quer investir na educação, em meio à pandemia. A comodidade do ensino on-line e o investimento financeiro menor do que em um curso presencial estão contribuindo para o crescimento dessa procura. O reconhecimento simplificado do diploma estrangeiro também é outro motivo que vem agregando valor a esse crescimento, segundo indicativos da Ivy Enber Christian University, sediada na cidade de Orlando, na Flórida (EUA). E já tem brasileiro seguindo essa tendência.
O modelo de pós-graduação a distância segue os mesmos parâmetros do presencial. Tem duração média de dois anos e oferece a titulação para quem deseja seguir carreira acadêmica ou simplesmente aperfeiçoar os estudos e melhorar o desempenho no mercado de trabalho. Uma das principais diferenças está no investimento, cerca de 30% menor do que um curso presencial na mesma universidade.
A Ivy Enber Christian University tem vários brasileiros matriculados, que estudam on-line como se estivessem nos Estados Unidos. Entre eles, está Silvânia da Silva Santos, mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Supervisão Escolar e em Gestão e Planejamento do Ensino-Aprendizagem pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. A pernambucana, natural de Itambé, mas residente na cidade de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa (PB), é aluna do Doutorado Internacional da Enber University.
Silvânia iniciou o doutorado em educação motivada pelo desejo de aprofundar os estudos na área. “Com o doutorado internacional concluído, aspiro ampliar novos horizontes profissionais. Além disso, quero expandir as conexões de diálogos acerca da educação no âmbito nacional e internacional”, pontuou. Para ela, é importante ressaltar que a formação acadêmica por meio da modalidade EaD possibilitou uma melhor organização do seu tempo de estudos e jornada de atividades diárias. “A Enber’, por meio de sua organização, professores, tutores e plataforma virtual de aprendizagem (AVA), está nos impulsionando a atingir esse projeto de vida”, completou.
Já a mestranda internacional em Educação – Metodologias e Práticas na Educação, Célia Regina Coroado Ferreira, natural do Rio de Janeiro, acredita que as facilidades que o ensino a distância proporciona nessa pandemia a fizeram decidir pelo investimento. “Eu já estava precisando fazer o mestrado por conta das exigências de trabalho. Como o custo e a fl exibilidade de horários foram muito acessíveis para mim, resolvi fazer e ficou perfeito para ajustar os estudos à minha rotina de trabalho”, comentou.
A Ivy Enber Christian University tem como princípio básico fornecer uma educação de qualidade, com ética e valores humanísticos, com um investimento justo aos alunos. Possui infraestrutura e materiais acadêmicos 100% virtuais, permitindo que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo tenha acesso a uma educação de qualidade através da internet.
No Brasil, a Enber é representada pelo Centro de Ensino Educa Mais, que promove formação contínua e coesa de inúmeros profissionais, através de convênios firmados com vários grupos educacionais, a exemplo da universidade americana. Importante destacar que o aumento da procura pelos cursos estrangeiros está relacionado ao processo mais ágil e transparente realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O órgão disponibilizou o portal carolinabori.mec.gov.br para facilitar a revalidação/ reconhecimento de títulos e diplomas estrangeiros no Brasil, o que tornou o processo mais confiável.