Ourinhos registra alta em contratações de carteira assinada em maio
Maio é o quinto mês consecutivo em que os dados se mantêm positivos relacionados a oferta de empregos formais
A quantidade de pessoas com carteira assinada em Ourinhos cresceu pelo quinto mês consecutivo, de acordo com os dados do relatório mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. Foram 928 contratações em maio com saldo positivo de 238 admissões ao comparar com os desligamentos.
É o maior número desde novembro de 2020, além do município se manter no positivo durante os cinco primeiros meses do ano. O dado é de 757 pessoas a mais inseridas em vagas de empregos formais.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), Robson Martuchi, “estes dados são mais um sinal da recuperação do comércio, mesmo com a crise os comerciantes estão conseguindo driblar os obstáculos e os clientes estão valorizando o comércio local. Quando se há mais consumo, mais movimentação na economia é registrada e gera benefícios para a própria comunidade, como o aumento da oferta de empregos aliado a geração de renda”, destacou.
Robson também esterna agradecimentos “para a Prefeitura Municipal e ao Sindicato dos Empregados pelo apoio da abertura do comércio aos sábados e feriado, ação que está favorecendo uma recuperação mais dinâmica”.
Os dados do Caged também mostram a variação do estoque de empregados em maio, sendo um valor de 0,95%, maior que do estado de São Paulo com 0,84% e supera a porcentagem nacional de 0,70%.
Dos setores econômicos da cidade que apresentaram desenvolvimento em maio, o destaque é para o setor de construção civil que lidera junto ao comércio demonstrando recuperação dos efeitos pandêmicos. Os setores registraram variação positiva de 1,99%, já a indústria empregou 0,3% a mais de pessoas, a agropecuária ficou em 0,71% e serviços com alta de 0,46%.