Aquecimento global: animais passam por metamorfose para sobreviver, diz estudo.

G 1 12/09/2021 - 15:18:37 Mundo

Quando você ouve a palavra “metamorfose”, provavelmente pensa em um filme de ficção científica ou de terror e não no mundo animal.

Mas é isso que os cientistas dizem que está acontecendo com algumas espécies de animais em resposta às mudanças climáticas.

Continua depois da Publicidade

Elas estão evoluindo para ter bicos, pernas e orelhas maiores para regular melhor a temperatura corporal em resposta ao aquecimento do planeta, aponta um novo estudo.

Os cientistas por trás da pesquisa alertam que as mudanças fisiológicas não significam que os animais estão lidando bem com as mudanças climáticas.

“Muitas vezes, quando se discute as mudanças climáticas, as pessoas se perguntam ‘os humanos podem superar isso?’ ou ‘que tecnologia pode resolver isso?'”, diz a autora do estudo, Sara Ryding, da Universidade Deakin, na Austrália. “Já é hora de reconhecermos que os outros animais também precisam se adaptar a essas mudanças.”

Se os animais não conseguem controlar sua temperatura corporal, eles podem superaquecer e morrer.

Alguns que vivem em climas mais quentes evoluíram historicamente para terem bicos ou orelhas maiores para se livrar do calor com mais facilidade.

Uma asa, orelha ou bico maiores em relação ao tamanho do corpo conferem aos animais menores uma área de superfície maior para liberar o excesso de calor.

Várias espécies de papagaios australianos mostraram um aumento de 4 a 10% no tamanho do bico desde 1871, o que se correlaciona com o aumento das temperaturas do verão ao longo dos anos, diz o estudo.

Os cientistas dizem que é difícil colocar o clima como a única causa da metamorfose, mas que outros exemplos de mudanças em espécies mostram o efeito do calor maior.

Publicidade

Parceiros