Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado consolida Ourinhos como cidade referência em políticas públicas para pessoa com deficiência
O Ginásio do Monstrinho recebeu na tarde de quarta-feira (03) a abertura do Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado. A competição conta com a participação de oito equipes vindas de diversos estados, como Amazonas, Alagoas, São Paulo, Goiânia, Ceará e Sergipe e as finais acontecem no dia 06 de novembro.
A abertura da competição homenageou 12 atletas da seleção brasileira de vôlei sentando, que foi terceira colocada nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio – 2021, e também a Miss Brasil Cadeirante, Ingrid Ribeiro, que foi coroada em Ourinhos. No próximo ano, o município será a sede oficial do evento.
A cerimônia foi marcada também por muita emoção e alegria pelo fato de a competição coroar o atual momento de Ourinhos, que tem sido uma referência nacional na questão da acessibilidade, com investimentos e ações que trabalham a inclusão social como uma politica pública a qual valoriza e promove o protagonismo a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida.
O prefeito Lucas Pocay destacou que a realização do campeonato nacional ratifica o trabalho da atual gestão em investir e apostar na valorização de políticas públicas voltadas a pessoa com deficiência. “O fato de Ourinhos receber o Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado mostra que o trabalho na gestão como um todo soma muito para oferecermos uma cidade com mais qualidade, mais justiça social, mais equidade e respeito entre as pessoas, ou seja, é promover uma gestão do bem, com valores para que as pessoas carreguem por toda vida”.
O secretário de Esportes, Danilo Ferreira falou da satisfação de ver um trabalho que se iniciou em 2017 pautado na inclusão social e hoje sendo consolidado com a cidade recebendo um evento tão grandioso e de nível nacional. “É gratificante ver Ourinhos receber um evento tão importante que comprova o reconhecimento de um trabalho que se iniciou em 2017 e hoje contribui diretamente para nos tornarmos cada vez mais uma referência nacional na valorização da pessoa com deficiência”.
O secretário de Inclusão, Caio Lima, ressaltou que a atual gestão municipal trabalha o empoderamento e o protagonismo da pessoa com deficiência em Ourinhos. “Hoje a pessoa com deficiência está saindo da margem, e nós do Poder Público, estamos dando protagonismo a eles. Com esta competição, temos a honra de recebermos atletas medalhistas paraolímpicos na nossa cidade, os quais são exemplo de garra, coragem, superação e têm muito a nos ensinar”.
Para o vereador Alexandre Zóio, a realização de um evento esportivo de âmbito nacional mostra que Ourinhos está no caminho certo de reforçar a valorização de políticas públicas para pessoa com deficiência. “Esta competição é o resultado de uma semente plantada em 2017, e esse trabalho na área da inclusão social é importante para transformar e melhorar a vida das pessoas com deficiência”.
O presidente da Confederação Brasileira, Ângelo Alves Neto contou que decidiu escolher Ourinhos como sede da competição pelo trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo na área da inclusão social. “Tive propostas de outras cidades de maior poder econômico, mas quando visitamos Ourinhos, conversei com o prefeito Lucas e os secretários e diante do trabalho desenvolvido na cidade, decidimos escolher Ourinhos como sede da competição”.