Boa Vista dá dicas para aumentar o fluxo de clientes em lojas de varejo
Quando o empresário entende que precisa proporcionar experiências agradáveis
ao consumidor, ele vai converter essas visitas em vendas", destaca Presidente da ACE
Ourinhos
Quem possui ou trabalha em comércio sabe bem a importância de criar estratégias para
constantemente aumentar o fluxo de clientes na loja. A Associação Comercial e Empresarial
de Ourinhos (ACE Ourinhos), através da sua parceira Boa Vista SCPC traz dicas para essa
tarefa que foi tão prejudicada nos últimos anos devido às transformações ocasionadas pelo
Covid-19.
Segundo a Boa Vista, o perfil dos consumidores tem mudado. Exigentes não apenas em
relação aos produtos e serviços, atualmente o que se vê são potenciais consumidores cada
vez mais ativos nas redes sociais. Eles pesquisam sobre os locais, valores, compartilham
experiências e feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, e, acima de tudo, buscam
empresas que valorizam os clientes e se dedicam para encantá-los através do seu
atendimento.
"Quando o empresário entende que precisa proporcionar experiências agradáveis ao
consumidor, ele vai converter essas visitas em vendas. Entender os comportamentos,
desejos e as ações do cliente dentro do estabelecimento comercial é fundamental para
manter e expandir o negócio", destacou o presidente de ACE Ourinhos, Robson Martuchi.
Mas, afinal, o que é fluxo de clientes?
Fluxo de clientes é o percurso que o consumidor faz, seja de forma física ou virtual, até
concluir a compra em seu estabelecimento. Ele é composto por pontos que vão desde a
disposição dos produtos até a qualidade do atendimento prestado no local.
Quando as vendas são realizadas via internet, os dados desse trajeto que o consumidor faz
são coletados durante a interação do usuário no site ou demais meios de comunicação,
fazendo com que a empresa tenha acesso a todo o fluxo de comportamento do
consumidor. Já quando se trata das lojas físicas, mesmo que o processo seja diferente,
também é possível identificar esse caminho.
Por que é importante compreender o fluxo de clientes?
Quando um cliente entra na sua loja, na maioria das vezes ele já tem em mente o que
gostaria. Todavia, é comum que além de adquirir esse item, o consumidor acabe
escolhendo e comprando outros produtos e serviços além daquele inicialmente procurado.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, como preços atrativos, promoções, atendimento ágil
e eficaz, entre outros. Ou seja, isso não é obra do acaso, mas sim consequência de se
aprender e saber oferecer o que aquele cliente almeja.
Como aumentar o número de clientes?
Para aumentar o número de clientes é primordial que o seu negócio não utilize os preços
para conquistar novos consumidores. É claro que os valores dos seus produtos e serviços
influenciam na escolha, mas é preciso se empenhar para que a personalidade do seu
negócio seja diferenciada e se destaque em meio a tantos concorrentes. Nunca esqueça
que se o seu diferencial for somente o preço, alguém poderá fazer mais barato em algum
momento e você acabará perdendo espaço. Além disso, é fundamental investir em
pesquisas para descobrir qual o seu público-alvo, comportamento e vontades deles.
Outro ponto importante é estabelecer uma relação de proximidade com os clientes antigos.
Não é porque você tem como objetivo conquistar novos públicos que pode se dar ao luxo de
esquecer aqueles que já confiam no seu negócio. Logo, pense em estratégias e novidades
para seguir fidelizando esses consumidores.
Lembre-se:conquistar novos consumidores é mais caro do que fidelizar e manter os que a
sua empresa já possui.
Como fazer os clientes entrarem na loja?
Para que isso aconteça é essencial que você conheça bem o seu público-alvo e invista em
estratégias que chamem a atenção desse consumidor, como promoções, ofertas, descontos
atrativos, brindes e condições de pagamento diferenciadas. Esse é o momento em que a
criatividade precisa reinar.
É importante salientar também a relevância que a vitrine da sua loja tem nesse processo.
Lembre-se, assim como a roupa que vestimos, os acessórios que usamos, e tudo que
compõe a nossa aparência transmite uma mensagem, igualmente ocorre no seu mostruário.
DICAS FINAIS:
Entenda seu perfil de consumidores;
Seja criativo;
Inove;
Ouse;
Invista no design da vitrine;
Aproveite as datas comemorativas;
Alterne os produtos expostos frequentemente;
Mantenha seu mostruário sempre bem iluminado.