Secretaria de inclusão integra de forma efetiva políticas públicas da Prefeitura de Ourinhos.

Assessoria 24/01/2022 - 20:17:28 Noticias

A Secretaria de Inclusão vem desempenhando um trabalho essencial na vida das pessoas com deficiência. São inúmeras as ações de inclusão, o que faz com que Ourinhos se torne uma referência na área da inclusão social.

Empenhada em proporcionar mais dignidade, qualidade de vida e acima de tudo oportunidade para a pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida, a Secretaria vem realizando diversas ações e em diversas áreas da cidade.

Continua depois da Publicidade

Na Educação e na Saúde, a Rede Municipal oferece atendimento psicopedagogo para todas as unidades, sala multifuncional com professores especializados na educação especial para trabalhar individualmente com um aluno, além do direito a transporte escolar caso necessário, material adaptado com professores especialistas em libras e braile, atendimento no Centro de Avaliação Psicopedagógica com médico para alunos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e parcerias com AADF, APAE, NAIA E AJADAVI em Jacarezinho, no Paraná.

Na Assistência Social há atividades de atendimento voltadas para a população em situação de vulnerabilidade e risco social, tendo como uma fatia especifica a demanda das pessoas com deficiência. Os CRAS e CREAS prestam atendimentos com orientações e encaminhamentos, há parceria com a AADF no atendimento psicossocial para o enfrentamento da adversidade e sensibilizar a comunidade do seu papel no processo de inclusão; e o trabalho do COMDEF – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem o objetivo de formular, coordenar, supervisionar e avaliar a política da Pessoa com Deficiência no âmbito municipal.

No Esporte, o Programa Esporte Inclusivo já é destaque nacional e conta atualmente com 14 modalidades paraolímpicas, com previsão de três novas modalidades para 2022. São mais de 100 atletas que tem a oportunidade de praticarem esporte de forma inclusiva e que representam Ourinhos em competições nacionais.

A Cultura também é sinônimo de inclusão. Recentemente, o Teatro Municipal sofreu uma ampla reforma e revitalização que contemplou a acessibilidade na sua nova estrutura. Ourinhos também inseriu em seu calendário de eventos o Encontro da Cultura Surda com uma programação especial ao público participante. Além disso, a Secretaria também oferece curso de libras gratuito à população na biblioteca municipal Tristão de Athayde e também parceria com as entidades para aulas de música e dança.

No setor de infraestrutura urbana, veículos antigos que não possuíam adaptações para necessidades especiais foram trocados e agora estão em acordo com a legislação de acessibilidade. Também existe a atenção em implementar rampas e demarcações nas esquinas das praças e no centro da cidade. Outra ação importante é a criação da ciclovia, garantindo assim mais acessibilidade.

No comércio, uma lei municipal ofereceu curso de libras para os comerciários, promovendo assim mais inclusão, autoestima e autonomia no atendimento a pessoa surda. Uma parceria entre a Prefeitura de Ourinhos e a Associação Amigos dos Surdos de Ourinhos e Região (ASO) permitiu a disponibilidade de um canal de atendimento online via Whatsapp para acolhimento a pessoa surda nos mais diversos serviços, seja na área social, saúde e até mesmo de empregabilidade.

Com uma integração de todas as áreas e a busca incessante da inclusão, Ourinhos tem se transformado a cada dia em uma grande referência na construção de uma sociedade mais justa humana e de qualidade.

Publicidade

Parceiros