Guarda Civil Municipal de Ourinhos é realidade e já atua nas ruas da cidade

da reportagem 19/04/2022 - 17:17:19 Cidade

Seguindo exemplo de grandes capitais do Brasil, a Guarda Civil Municipal começou a atuar nas ruas de Ourinhos na segunda-feira (11). Ao todo, 37 agentes atuam em três escalas de trabalho: 12 por 24 horas, 12 por 48 horas nas viaturas e das 07h às 19h nas bases da GCM e em ronda escolar.

Ourinhos está entre os poucos municípios do Estado de São Paulo que possuem guarda municipal. O trabalho é integrado com as polícias civil, militar, patrimonial e com a Polícia Rodoviária Federal e visa garantir a segurança pública da cidade.

Continua depois da Publicidade

A administração da GCM está trabalhando para firmar o convênio de Cooperação técnica com a Polícia Federal e, em breve, fará uso do porte de arma funcional por todo efetivo, uma vez que já possui todo o armamento necessário, sendo: pistolas calibre .40, espingardas calibre 12, arma de incapacitação neuro muscular (taser) e munição química.

A corporação conta com 3 veículos para realizar as rondas policiais nos bairros. Na região central, possui duas bases devidamente caracterizadas e identificadas. Somente nesta primeira semana de trabalho, dezenas de ações já foram realizadas pelas equipes, entre elas, apreensões de drogas, encaminhamento de infratores para a CPJ, fiscalização de trânsito e abordagens.

De acordo com o estatuto, a Guarda Civil Municipal tem como principais atividades o controle dos espaços públicos, a proteção escolar, proteção ambiental, proteção aos agentes públicos, proteção ao patrimônio público, e proteção às pessoas em situação de risco.

Além disso, também pode atuar em atendimentos de emergência, fiscalização de trânsito, encaminhamento policial em caso de flagrantes, desenvolvimento de ações de prevenção primária a violência, segurança de grandes eventos, contribuir nos estudos de impacto da segurança local, entre outras atividades.

A Guarda Municipal de Ourinhos é mais um case de sucesso implantado pelo prefeito Lucas Pocay que reforça o título de referência em Segurança Pública no Estado de São Paulo. Desde 2017, Ourinhos vive uma nova realidade com a criação da Secretaria de Segurança Pública, que vem desenvolvendo diversas iniciativas, como a implantação de uma Central de Videomonitoramento com mais de 2 mil câmeras espalhadas pela cidade, acompanhadas em tempo real, aliada ao sistema Dectecta em parceria com a Polícia Militar, instalado nas entradas e saídas do município, onde as câmeras identificam, através da leitura digital de placas, veículos furtados e roubados. Dezenas de municípios já visitaram Ourinhos para conhecer os programas implantados na cidade.
 

Publicidade

Parceiros