Em 5 anos, programa zerando a fila das cirurgias eletivas já realizou cerca de 2.500 procedimentos
Desde o final de 2021, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou o Programa Zerando a Fila das Cirurgias Eletivas, após ação ter sido suspensa devido a pandemia do Coronavírus.
Com a situação pandêmica controlada no município desde o final do ano passado, foi retomada a realização do serviço, que tem beneficiado vários pacientes que aguardavam pelo procedimento cirúrgico.
Os procedimentos estão sendo realizados por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal com a Santa Casa de Ourinhos, com investimentos provenientes de recursos próprios do município e de emendas parlamentares.
O balanço da Secretaria Municipal de Saúde revela que desde o início do programa no ano de 2017, já foram feitos cerca de 2.500 procedimentos cirúrgicos.
No último dia 31 de março, o secretário Municipal de Saúde, Donay Neto, esteve na Santa Casa de Ourinhos onde se reuniu com o chefe da equipe de anestesia do hospital, Dr. Marcelo Simões, e foi explicado como é desenvolvido o protocolo médico para a realização das cirurgias eletivas.
“O Dr. Marcelo Simões nos explicou que as cirurgias estão sendo realizadas normalmente, mas seguem o protocolo como avaliação de pacientes, atualização de exames médicos, necessidade de agenda com a equipe médica e compra dos insumos para cada procedimento. Além de todos esses trâmites, é bom frisar que a capacidade operacional da Santa Casa é limitada, por isso não conseguimos também atender uma demanda maior. Mas podemos garantir que as cirurgias eletivas sempre foram feitas e continuarão sendo feitas para a gente atender a necessidade da nossa população”, disse o secretário Donay Neto.