Radares fixos reduzem acidentes de trânsito com vítimas
No segundo semestre do ano passado, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, com o objetivo de preservar a manutenção da segurança pública e principalmente a redução de acidentes de trânsito com vítimas, efetuou a instalação de radares fixos em 11 pontos da cidade.
A instalação de radares fixos é uma prática comum principalmente em municípios acima dos 100 mil habitantes e se faz necessário tendo em vista a preocupação dos gestores na preservação da vida da população diante do abuso por parte de muitos motoristas que trafegam nas vias públicas da cidade acima da velocidade estabelecida pelo Código Brasileiro de Trânsito.
Os radares fixos em Ourinhos foram instalados em 11 pontos e os locais foram definidos após estudo técnico pela Coordenadoria de Trânsito, que levou em conta alguns fatores como fluxo de veículos, quantidade de veículos que trafegam na via, número de acidentes de trânsito, entre outros.
Além disso, o estudo também definiu o limite de velocidade em cada via pública fiscalizada pelos radares. As vias arteriais possuem o limite de 50km/h e 60km/h, as vias coletoras de 40km/h e as vias locais de 30km/h.
Um ponto importante de se destacar é que os radares fixos, ao contrário do aparelho móvel que teve seu uso suspenso pelo prefeito Lucas Pocay em Ourinhos desde 2017, por serem estáticos atuam de forma educativa, já que o motorista é informado tanto com a sinalização horizontal como vertical sobre o limite de velocidade da via pública, o que contribui para o veículo não ser autuado.
Para o secretário de Segurança Pública, Coronel Elvis Botega, os radares fixos têm contribuído para uma segurança viária maior na cidade. “A função da fiscalização eletrônica, antes de tudo, é a prevenção de acidentes, a melhoria da fluidez do trânsito e a educação do motorista sobre o perigo que o excesso de velocidade causa”.