1ª Convenção sobre Uso e Conservação do Solo propôs técnicas sustentáveis para agricultores locais
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou no dia 20 de abril no plenário da Câmara Municipal a 1ª Convenção sobre Uso e Conservação do Solo. O evento de educação ambiental fez parte das comemorações durante a semana do Dia da Terra (22 de abril).
A proposta da Secretaria foi trazer, especialmente aos proprietários e trabalhadores rurais, informações e conscientização sobre as diversas maneiras de usar o solo de forma sustentável, evitando a sua degradação.
Foram realizadas duas palestras com a mediação da coordenadora de educação ambiental da pasta, Minéia Cazari. O primeiro orador foi o Dr. Emílio Carlos Prandi, Secretário Adjunto do Comitê de Bacias do Médio Paranapanema e Geólogo do DAEE de Marília. Ele explicou a importância do Comitê e do Plano de Bacias, que trata a proteção do solo e prevenção da erosão como fator primordial para a conservação dos recursos hídricos. O segundo tema foi “Erosão, Conservação do solo e Uso da Terra” e ficou sob responsabilidade de Júlio Cesar Demarchi, mestre em Agronomia e doutor em Geografia pela UNESP.
A íntegra do evento está disponível gratuitamente no Youtube da TV Câmara Ourinhos no link: https://www.youtube.com/watch?v=_a_V5EjCAcQ