VARÍOLA DO MACACO - Instituto Adolfo Lutz não detecta caso em pirajuense de 34 anos.
NEGATIVO- Na última terça-feira (12) foi divulgado que uma mulher de 34 anos, residente em Piraju (SP) e que trabalha em Ourinhos (SP), passou por consulta médica no ESF da Tibiriça 2 e o médico atestou o caso de Monkeypox (varíola dos macacos) - CID 10 B04.
Depois de reclamar na Rádio Mater Dei FM, da falta de atenção por parte do Departamento da Saúde de Piraju, houve uma mobilização dos responsáveis e ela passou por avaliação e coleta de exame para ser encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz Central em São Paulo. Nesta segunda-feira (18) o Departamento da Saúde divulgou o resultado do exame e foi confirmado que a moça não está com a varíola dos macacos.
Ao ser indagado sobre o procedimento do médico de Piraju que tinha atestado o caso como varíola dos macacos, o diretor Sérgio Sanches ressaltou que ele agiu certo, foi uma medida de precaução para isolar a mulher. Todavia, o protocolo deveria ser outro, no sentido de especificar, “caso suspeito” que precisava de investigações. A Vigilância Epidemiológica irá apurar os motivos das manchas avermelhadas no corpo da pirajuense.