Mantega renuncia à equipe de transição de Lula e acusa adversários de causarem tumulto

da reportagem 17/11/2022 - 21:39:30 Brasil

ex-ministro da Fazenda Guido Mantega não vai mais participar da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) e, de acordo com a jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o ex-titular da Fazenda justificou seu afastamento por conta da intenção de adversários em “tumultuar” e “criar dificuldades para o novo governo”.

Continua depois da Publicidade

"Em face de um procedimento administrativo do TCU, que me responsabilizou indevidamente, enquanto ministro da Fazenda, por praticar a suposta postergação de despesas no ano de 2014, as chamadas pedaladas fiscais, aceitei trabalhar na equipe como colaborador não remunerado, sem cargo público, para não contrariar a decisão que me impedia de exercer funções públicas por oito anos", diz ele.

Mesmo assim essa minha condição estava sendo explorada pelos adversários, interessados em tumultuar a transição e criar dificuldades para o novo governo", continua.

Na semana passada, o vice-presidente eleito havia anunciado Mantega como integrante do grupo técnico responsável pelo planejamento, orçamento e gestão na equipe de transição.

Publicidade

Parceiros