Pelé, o Rei do Futebol, morre aos 82 anos
Ídolo do futebol mundial passou por cirurgia para retirar tumor no cólon em 2021 e é considerado um dos grandes nomes da história do esporte mundial
Pelé, um dos maiores jogadores de futebol da história, morreu aos 82 anos de idade, nesta quinta-feira (29). Ele tinha passado por um tratamento de tumor de cólon, devido ao qual ele se submeteu a cirurgia e quimioterapia. A informação foi confirmada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde ele estava internado.
"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol", diz a nota, assinada pelos médicos Dr. Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista,Dr. Rene Gansl, oncologista, Dr. Alexandre Holthausen, cardiologista, e Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Superintendente Médico e Serviços Hospitalares, todos do Hospital Israelita Albert Einstein.
O craque foi internado em agosto de 2021 após exames de rotina detectarem o tumor no cólon direito - uma parte do intestino grosso. Operado, ele passou também por quimioterapia. Durante a a internação, Pelé atualizou os fãs com posts positivos no Instagram. "O bom humor é o melhor remédio e isso eu tenho de sobra. Não poderia ser diferente. É tanto carinho que tenho recebido, que estou com o coração cheio de gratidão", escreveu.
Ao fazer exames de rotina, foi identificado um tumor no cólon do craque, que foi retirado em uma cirurgia no dia 4 setembro daquele ano. No dia 10 de setembro, um novo boletim médico afirmou que o ex-jogador se recuperava "de maneira satisfatória". No dia 14, ele recebeu alta da UTI. Em dezembro, Pelé foi internado novamente para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon.