Complexo Ferroviário de Ourinhos atrai visitantes de outros estados e exterior
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo recebeu mais de 230 pessoas no Museu Histórico Ferroviário e no Setor de Turismo/PIT (Ponto de Informação Turística), no Centro de Convivência “Jornalista Benedicto da Silva Eloy”, entre janeiro e meados de fevereiro deste ano, conforme registros nos livros de visitas.
Os locais estão se tornando referência e receberam visitas de 120 pessoas, provenientes de outros estados do Brasil e uma visita dos Estados Unidos. De Ourinhos, há registro de 110 visitantes.
O Centro de Convivência foi revitalizado em 2021 e o Museu Ferroviário inaugurado em setembro de 2022, expõe locomotivas, objetos, uniformes e documentos das empresas ferroviárias que atuaram na época e alavancaram o desenvolvimento de Ourinhos. “O prefeito Lucas Pocay tem investido e potencializado nossos atrativos turísticos gratuitos. A iniciativa visa preservar a história do município”, informou o secretário da pasta, Tiago Moreira.
Confira a lista de cidades de onde vieram os turistas que marcaram presença nesses primeiros 40 dias do ano em ambos os pontos turísticos:
São Paulo: Ibirarema, Sorocaba, Votorantim, Avaré, Chavantes, São José Rio Preto, Piraju, Paraguaçu Paulista, São Paulo, Itararé, Maracaí, Ribeirão Pires, Santa Cruz do Rio Pardo, Gália, Ibirarema, Jundiaí, Palmital, Marília, Suzano, Canitar, Assis, Diadema, Atibaia, Jaú, Salto Grande, São Pedro do Turvo, Ribeirão do Sul, Salto Pirapora, Embu das Artes, Wenceslau Braz, Quintana, Osasco, Itapevi, Mirante do Paranapanema.
Paraná: Andirá, Jacarezinho, Curitiba, Santo Antônio Platina, Santana do Itararé, Arapongas, Joaquim Távora, Maringá, Itambaracá;
Mato Grosso: Rondonópolis;
Mato Grosso do Sul: Campo Grande;
Piauí: Teresina;
Santa Catarina: Criciúma
Estados Unidos: Tennessee (estado localizado no sudeste dos EUA).