Dirigente Regional de Ensino de Ourinhos afirma que ameaças de massacre em escolas foram brincadeiras de alunos
Na manhã desta quinta-feira, (6), a professora Sandra Regina Andrade de Oliveira, dirigente Regional de Ensino de Ourinhos, afirmou que as supostas ameaças de massacre em escolas de Ourinhos, que circulam nas redes sociais, foram "brincadeiras" feitas por alunos de algumas escolas estaduais e os casos já foram resolvidos há algumas semanas.
As informações sem fundamento e alarmistas circularam principalmente após o ataque em uma escola em Blumenau (SC), que resultou na morte de quatro crianças.“Foi uma brincadeira de mau gosto dos adolescentes”. Todos os diretores já tomaram as providências cabíveis junto à Polícia Militar e todos os pais dos alunos envolvidos já foram até a escola e tudo ficou resolvido.
A dirigente está em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), onde acontece um evento com diretores e coordenadores de escolas municipais, estaduais e particulares das cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Ourinhos, Bernardino de Campos, Ipaussu, Óleo e Espirito Santo do Turvo. O evento já estava programado antes mesmo da tragédia em Blumenau e tem como objetivo discutir, traçar estratégias e afastar dúvidas quanto aos procedimentos por atos infracionais, violência, ameaças, agressões, envolvendo crianças e adolescentes no ambiente escolar.
"Em decorrência de alguns episódios de ataques em escolas ocorridos nos últimos dias, diversos questionamentos e acionamentos dos órgãos de proteção passaram a ser realizados, levantando dúvidas quanto à atuação e encaminhamentos a serem executados. A reunião permitirá esclarecer aos Diretores e Coordenadores formas de atuação, afastar eventuais dúvidas e discutir soluções nos municípios, além de eventual implementação de políticas na área", destaca o convite para o evento.
"É preciso ter responsabilidade na hora de divulgar uma informação. É preciso que ela seja bem verificada e checada, pois pode causar desespero e angústia. Sabemos que após os episódios de violência e este massacre em Blumenau, os pais e alunos ficam amedrontados", alertou Sandra Regina. A própria Polícia Militar também faz o alerta.
Tanto o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), quanto o vice-prefeito e secretário de Educação, Lucas Suzuki, se manifestaram sobre o assunto e frisaram o que está sendo realizado para prevenir essas tragédias. Diante dos recentes episódios de violência, é importante que as autoridades estejam sempre alertas e tomando as medidas necessárias para garantir a segurança dos alunos e funcionários das escolas.