Alunos de Ourinhos aprendem sobre mobilidade elétrica com caminhão movido a energia limpa
Projeto itinerante que chega à cidade nesta quarta-feira usa a realidade virtual como ferramenta pedagógica em escolas da rede pública
Ourinhos (SP), 23 de maio – Um caminhão movido a energia limpa vai percorrer três escolas de Ourinhos e uma praça, levando conscientização sobre a importância da mobilidade elétrica e do uso de fontes renováveis para o futuro do planeta, de forma lúdica.
Desenvolvida pela NTICs Projetos como parte do Circuito Arte na Comunidade, e com patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, a atividade itinerante contempla oficinas, palestras e atividades culturais a alunos do ensino fundamental e médio, junto com a capacitação de professores em temas ligados a sustentabilidade.
A carreta já passou pelos municípios de Rosana (SP) e Porecatu (PR), e agora chega à cidade de Ourinhos. Nesta quarta-feira (24), as ações ocorrem na EMEF Adelaide Pedroso Bacanello. Já na quinta (25), a caravana parte para a EMEF José Alves Martins; na sexta (26), será a vez da EMEF Amélia Abujamra Maron; e no sábado, encerrando a passagem por Ourinhos, as atividades vão se concentrar na praça poliesportiva do Jardim Europa.
Em cada cidade, a carreta promove várias atividades, começando por uma palestra introdutória sobre energia limpa e sustentável. Depois, os alunos recebem um passaporte que lhes dá acesso a uma estação de realidade virtual e a oficinas de pintura, até chegarem à Carreta Conexão Sustentável, onde eles entram de fato em contato com o futuro da mobilidade – ideias, estudos e protótipos que já estão em andamento para melhorar a mobilidade e o consumo de energia limpa nas grandes metrópoles.
“Com atividades práticas e lúdicas, a ideia do projeto é mobilizar alunos, professores, pais e as comunidades locais a repensarem seu consumo de energia, além de mostrar a importância dos países adotarem estratégias de crescimento que considerem a produção de uma energia limpa, sustentável e sem agressão ao meio ambiente”, revela Igor Furniel, CEO da NTICS Projetos.
Salete da Hora, diretora de ESG & Marca da CTG Brasil, destaca que iniciativas como essa, desenvolvida em parceria com a NTICs, estão totalmente alinhadas à atual agenda ESG da companhia. Para atender a demanda crescente da sociedade e do planeta por energia limpa, a empresa vem ampliando seus investimentos em pesquisa e inovação em fontes renováveis e na diversificação de seu portfólio.
“Um dos pilares da nossa plataforma ESG é contribuir na transição para uma economia de baixo carbono e combater os impactos das mudanças climáticas. Projetos como esse, que envolvem a comunidade escolar, são uma forma de garantir que nossas próximas gerações compreendam a importância de pensarmos e construirmos juntos soluções que atendam à demanda por fontes de energia limpas e renováveis, priorizando a vida e o planeta”, destaca Salete.
Sobre a NTICS
Projetos A NTICS Projetos é uma empresa do Grupo Nest e atua há mais de 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa, há cinco anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS. A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.
Sobre a CTG Brasil
Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.