CHAVANTES – PREFEITURA E SAEC ESCLARECEM A FALTA DE ÁGUA

Stefano Martins- Ass. Imprensa 14/09/2011 - 18:23:33 Região

A Saec e a Prefeitura Municipal de Chavantes informam a população, que a falta de água nos dias 12 e 13 de Setembro ocorreu novamente devido à queima de mais uma bomba, agora do Sistema Santo Antonio. Em nove meses já é a terceira bomba trocada pela Saec devido a falta de manutenção das gestões anteriores.

Em nosso município temos 04 Sistemas de fornecimento de Agua:
- Sistema Sede – 03 poços e 01 mina
- Sistema Santo Antonio – 01 poço
- Sistema Paineiras – 01 poço
- Sistema Irapé – 02 poços

Para cada poço/mina existe uma bomba para a captação de agua. Devido a falta de manutenção destas bombas é que estamos passando por este período de falhas no sistema Sede, as bombas se encontram há uma distancia de 3 km da cidade e são bombeadas ate o reservatório através de 02 adutoras de 06 polegadas 24 horas por dia, totalizando 6 mil metros de cano em péssimas condições de uso.

O custo estimado de energia gasto somente com bombeamento gira em torno de R$ 52.000,00 (cinqüenta e dois mil reais) mês. Vindo ao encontro deste gasto, há outro problema que é a falta de pagamento das tarifas que chegam a 54% de inadimplência, ou seja, mais da metade da população não paga agua, impossibilitando desta forma a manutenção necessária.

A prefeita de Chavantes Ana Maria Alonso, acompanhada do vereador Dercy Vara Neto e do Superintendente da SAEC Alexandre de Sousa estiveram no dia 15 de agosto, em São Paulo na Secretaria Saneamento e Recursos Hídricos, e entregaram ao Secretario de Saneamento Edson Giriboni, entre outros, o pedido acompanhado do projeto de perfuração de poço profundo.

Estamos aguardando a liberação por parte da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos para executar as obras de perfuração de poço profundo gerando desta forma a estabilidade no fornecimento de agua potável para a população. Lembramos ainda que há cerca de 20 anos não se perfura um poço em nosso município e que a manutenção dos já existentes também não é feita pelo mesmo período.

No dia 9 de setembro estiveram também em São Paulo na CDHU, o Chefe de gabinete José Carlos Cadamuro, o Superintendente da SAEC Alexandre de Sousa e o Secretario de Finanças Antonio Lopes da Silva, onde já conseguiram com Diretor de atendimento Habitacional Guaracy Monteiro Fontes Filho a perfuração de um poço tubular profundo, e um reservatório de um milhão de litros que servirá para o abastecimento do Conjunto Habitacional Elza A. Alonso, Dr. Leonel Pereira da Cunha e Conjunto Habitacional Orlando Quagliato. Na mesma visita conseguimos através do referido Diretor a rede de esgotamento sanitário por gravidade que ira atender bairros como CDHU, INOCOOP e COHAB eliminando a caixa elevatória existente no local.

O projeto foi protocolado no escritório Regional do CDHU de Marília, e entregue em mãos em São Paulo, garantindo assim a abertura de um novo convenio para o desenvolvimento das tais obras com urgência. Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população e os transtornos pela falta do abastecimento de agua, porém é necessário lembrar que a prefeita Ana Maria Alonso tem-se desdobrado em viagens para as Secretarias de Saneamento e Infra estrutura para sanar os problemas de maior importância dentro do município.

Se cada prefeito que passou por esta Prefeitura nos últimos 20 anos tivesse dado sua parcela de investimento no setor de Agua e Esgoto, com certeza não estaríamos enfrentando estes problemas hoje.

Infelizmente estes problemas existem e não serão solucionados do dia para noite. A prefeita em aproximadamente dois anos de governo juntamente com sua equipe e o Superintendente Alexandre de Sousa está empenhada na resolução deste problema. Para qualquer duvida ou esclarecimento entrem em contato com a Superintendência de água e Esgoto de Chavantes.




Publicidade

Parceiros