ÓTIMA IDÉIA: VEREADOR TIRIRICA DE IPAUSSU PROPÕE SUBSTITUIR PENITENCIÁRIA POR CENTRO DE TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

Jornal Debate 22/01/2012 - 14:21:27 Região

Presidente da Câmara de Ipaussu, Roberto Tiririca quer que prédio da nova penitenciária que está sendo construída em Bernardino de Campos seja transformado em centro para tratamento de dependentes.

ESPERANÇA — Tiririca acredita que governador pode cancelar presídio.

Presidente da Câmara de Ipaussu pela quinta vez, o vereador Roberto Guidio Tiririca Perez pode estar iniciando uma campanha para mudar a destinação do prédio que vai abrigar a futura penitenciária da região. A obra, segundo ele em ritmo acelerado, será erguida entre Ipaussu e Bernardino de Campos, em terras deste último município.

O vereador acredita que pode convencer o governo do Estado a desistir da penitenciária — que, de acordo com informação da Secretaria de Segurança Pública tem capacidade para abrigar 700 detentos — e usar o prédio para instalar um moderno Centro de Recuperação de Dependentes Químicos. De acordo com Tiririca, toda a região seria beneficiada e não haveria revolta da população, como acontece com a instalação da penitenciária.

O grande problema de uma penitenciária é a vinda de famílias e amigos de presos, alguns de alta periculosidade, para a região. Além disso, embora a capacidade do presídio seja para 700 presos, Tiririca sabe que um número muito maior vai ocupar o novo prédio. Afinal, o problema da superlotação carcerária atinge todo o País.

Roberto Tiririca Perez já encaminhou um ofício ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) reivindicando a mudança da destinação do prédio em construção. No documento, o vereador ressalta que, embora pertença ao município de Bernardino, a penitenciária ficará mais próxima de Ipaussu, “o que obviamente inflacionará as instituições de saúde, assim como exigirá maiores investimentos em segurança pública, que é atribuição do Estado”.

Existe amparo legal, segundo o vereador, no próprio decreto que desapropriou a área para construção da penitenciária. Com a cópia do decreto assinado pelo vice-governador em exercício Alberto Goldman, com data de janeiro de 2009, o texto diz que o terreno é desapropriado para instalação de uma penitenciária “ou de outros serviços públicos”. Segundo o vereador, as últimas palavras evidenciam que a destinação do imóvel pode ser modificada.

Roberto Tiririca se engajou no movimento contra a construção da penitenciária assim que a obra foi anunciada, ainda no governo de José Serra (PSDB). O vereador chegou a participar de uma passeata contra o presídio nas ruas de Bernardino de Campos, cujo prefeito, Moacir Beneti, não tomou partido da polêmica.

Recorde — Roberto Tiririca foi eleito presidente da Câmara de Ipaussu pela quinta vez. Ele já contabiliza 7 mandatos, sendo um como vice-prefeito na gestão de Hirohi Otani. O vereador provavelmente é recordista de mandatos como presidente do Legislativo, que em Ipaussu é de apenas um ano.

Há poucos meses, Tiririca era o secretário de Saúde de Ipaussu, mas, após discutir com o prefeito Luiz Carlos Souto (PSB), resolveu voltar à Câmara. De cara, foi novamnte eleito presidente.

O vice é Dirceu Lopes Dias, com Agnaldo Perez como 1º secretário e Anisio Galdino de Freitas como 2º secretário.

Fonte e foto: JORNAL DEBATE SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Publicidade

Parceiros