PREFEITA DE CHAVANTES ANA ALONSO PARTICIPOU DO PROTESTO PELO NÃO FECHAMENTO DA USINA AGREST

Stefano Martins- Ass. Imprensa 18/11/2011 - 11:24:55 Região

Atendendo a convocação do Prefeito da vizinha cidade de Espírito Santo do Turvo, João Adilson Pacheco, a prefeita Ana Maria Alonso, acompanhada com chefe de gabinete, José Carlos Cadamuro e o Secretario de Planejamento, Elizeu Batista Thomé, estiveram na tarde do dia 17 de novembro, num movimento civil, com a participação de diversas autoridades, alunos, e funcionários que protestavam sobre a paralisação da Usina Agroindustrial Agrest.

Cerca de 800 funcionários foram demitidos e estão sem receber seus direitos. O objetivo do Protesto foi tentar sensibilizar as autoridades que vão analisar o caso e buscar até a última instância uma solução que não agrave o problema social que afeta a cidade e região que dependem do trabalho na usina. Vários funcionários da região foram prejudicados como das cidades de Ipaussu, Chavantes, Santa Cruz do Rio Pardo entre outras.

Vários representantes da sociedade organizada, sindicalistas, diretores de escolas, comerciantes, lideres religiosos e principalmente as famílias dos funcionários, estiveram presentes.

O movimento foi suprapartidário e contou com a participação de políticos e representantes de diversas siglas partidárias. Entre eles estavam o Deputado Estadual Pedro Tobias e o representante do Deputado Federal Arlindo Chinaglia, o Toninho do PT de Ourinhos.

Diversos outros atos estão sendo programados pelas autoridades de São Pedro do Turvo, e o Prefeito Pacheco, convocou a população para um ato de bravura que deverá acontecer na cidade de São Paulo, onde os moradores, com apoio do Deputado Pedro Tobias e demais autoridades, deverão realizar um abraço simbólico no Fórum João Mendes e gritar o nome do Desembargador. Mais de 600 assinaturas foram colhidas no protesto.

Foi no referido fórum da capital, que segundo o prefeito e sindicalistas que usaram das palavras no evento, aconteceu o que eles chamaram de uma grande besteira por parte de um desembargador, que com a sua decisão colocou toda uma cidade em situação ruim.

Os presentes no ato que aconteceu na tarde desta quinta feira, realizaram uma paralisação do trafego de veículos por trinta minutos, na Rodovia Ipaucú-Baurú em frente à Usina.

A prefeita de Chavantes Ana Alonso, que também é a Vice Presidente da UMMES- União dos Municípios da Médio Sorocabana, levou sua solidariedade em nome dos chavantenses e pediu as autoridades que revejam a situação e não deixem muitas famílias que da Usina dependem sem seus direitos e em situação de desempregos neste momento do ano onde todos deveriam estar em clima de vésperas de Natal.

Processo — Conforme apurou um Jornal da Região, a ação judicial da usina talvez seja o maior processo da história do Brasil, tendo começado em 2001 e hoje já está com 144 mil folhas e mais de 300 pessoas físicas e jurídicas estão envolvidas.


Publicidade

Parceiros