EMPRESAS DEVEM INCLUIR DEVEDORES NO SCPC PARA EVITAR AUMENTO DE INADIMPLÊNCIA NO COMÉRCIO

ACE Ourinhos 12/07/2012 - 11:57:55 Região

O controle da inadimplência no comércio continua sendo um dos principais objetivos da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos. De acordo com levantamento da entidade, a dívida total contraída por consumidores chega a R$ 6 milhões.
Os dados ainda revelam que, na maioria dos casos, existe mais de um débito por pessoa, o que significa que, mesmo devendo, o inadimplente continua contraindo novas dívidas em outros estabelecimentos comerciais. “Existem muitos golpistas mal intencionados que vivem causando prejuízos na praça. Enquanto permanecer com o nome ‘limpo’ ele fica livre para seguir acumulando dívidas. Isso vira uma bola de neve sem fim, caso o comerciante não tome uma atitude adequada”, explica o presidente da ACE, Diógenes Correa Leite.
O procedimento a ser adotado pelo lojista no caso dos chamados “calotes” é a inclusão do nome do devedor no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O banco de dados de abrangência nacional é compartilhado entre os empresários e pode evitar uma possível fraude durante as negociações de venda. “Antes de conceder o crédito, a empresa pode fazer sigilosamente a consulta do nome do comprador, garantindo, dessa forma, uma venda mais segura.
O sistema é bastante simplificado e todas as informações são obtidas em questão de segundos. No site da ACE (www.aceourinhos.com.br) existe um passo a passo sobre como fazer a operação. A consulta dispõe de dados detalhados sobre a situação atual de pessoas física ou jurídica e traz informações sobre títulos protestados e registros de devedores fornecidos por todos os segmentos empresariais, tais como: comércio, indústria, prestadoras de serviços e instituições financeiras. O acesso pode ser realizado de qualquer computador pessoal, 24 horas por dia, mediante senha de acesso fornecida pela entidade a cada associado.
Para mais informações sobre o SCPC, basta entrar em contato com a ACE Ourinhos pelo telefone (14) 3302-3300 e solicitar a visita de um consultor.

Publicidade

Parceiros