CONFIRA DICAS DE SEGURANÇA DO CORPO DE BOMBEIROS DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO

LUCAS PEREIRA - LP PRODUÇÕES 05/09/2012 - 01:55:53 Região

Em Santa Cruz do Rio Pardo, um evento promete movimentar o dia 07 de setembro, nesta data tão conhecida pelo dia da Independência do Brasil, será também lembrada pela IV FESTIVAL DE PIPAS DE SANTA CRUZ, festival este que está previsto seu início para as 10:00hs, nas imediações do Museu Municipal (antiga estação ferroviária, no bairro da Estação).
Através deste evento o Corpo de Bombeiros em parceria com o REPÓRTER NA RUA, aproveita para divulgar algumas dicas de Segurança e Alerta sobre PIPAS.
Em entrevista com o Soldado LEVI do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Rio Pardo, conseguimos agregar nesta matéria algumas dicas de segurança como:
Para brincar tranquilo precisamos seguir algumas regras simples: Ao brincar a atenção está voltada para o alto, aumento o risco de cair em buracos, Lages, ou ainda atravessar no frente de veículos nas vias públicas na intenção de capturar uma pipa.
A brincadeira se torna mais perigosa quando se usa CEROL (mistura geralmente com cola e vidro em pó e até metais moídos, o que aumenta o risco de descarga elétrica), esta prática pode transformar a linha em arma letal para motociclistas ou ciclistas, como cortes também no próprio empinador. Inúmeros casos de morte são registrados por corte da linha, segundo dados da Associação Brasileira de Motociclista são mais de 100 acidentes por ano, sendo que 25% deles são fatais; os animais também correm grande risco, as aves de médio e pequeno porte quando sofrem uma lesão raramente conseguem sobreviver, conforme divulgação do IBAMA apenas 10% deles são encaminhados para a instituição.

PRECAUSÕES E CUIDADOS:

 Não soltar pipas em dias de chuva ou tempo carregado,
 Não soltar pipas próximo a antenas, fio telefônicos ou elétricos, procure lugares abertos, bem como parques ou praças.
 Se a pipa enrosca em fios (fato comum), não tente tirar é sempre melhor perder a pipa que a vida.
 Não use linha metálica, como fio de cobre de bobinas.
 Olhar bem onde pisa e anda, tomas cuidados com ruas e lugares movimentados.
 E por fim não usar em hipótese alguma linha com CEROL.
 Não fazer pipas com papel laminado, pois é um condutor de energia em potencial.
 Não empinar pipas em lugares altos, como telhados ou Lages, pois o risco de queda desta altura é inevitável, caindo as vezes em cima de lanças nos portões das residências.
 Ainda no Estado de São Paulo, foi promulgada a Lei 12.192/06 que proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas. Estabelece que o não-cumprimento da proibição acarretará ao infrator o pagamento de multa no valor de 5 (cinco) UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), e sendo o infrator menor, os pais serão os responsáveis.Leia
mais: http://jus.com.br/revista/texto/12394/cerol-implicacoes-administrativas-e-penais#ixzz2589qxoSq
Art.132/CP – crime de perigo concreto, ou seja, delito que exige prova da existência do perigo gerado para a vítima.
Segundo NUCCI [01]:
Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/12394/cerol-implicacoes-administrativas-e-penais#ixzz258CMUXsT.

A partir destas informações contamos com sua colaboração, e que neste dia 7 de setembro possa se reunir juntamente conosco para brincar e se emocionar. . .

De Santa Cruz do Rio Pardo, LUCAS PEREIRA exclusivo para o REPÓRTER NA RUA – NOSSA EQUIPE A FAVOR DA SEGURANÇA.

Publicidade

Parceiros