PROGRAMA DE OCUPAÇÃO OPERACIONAL DO CORPO DE BOMBEIROS DA PMESP NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.

LUCAS PEREIRA - LP PRODUÇÕES 29/09/2012 - 12:30:09 Região

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo conta com 10.028 homens e mulheres, alocados em diversas unidades distribuídas estrategicamente em 237 postos de atendimento em 139 municípios do Estado de São Paulo.
Em 2010 foram atendidas 613.290 emergências, sendo que 18.850 ocorreram em municípios onde não há instalação física do CBPMESP, mas que também obtiveram resposta da Instituição, o tempo médio de deslocamento para atendimento de tais emergências foi de 11 minutos e 25 segundos e são atendidos pelos postos mais próximos das cidades vizinhas.
Baseados em modelos Internacionais e Nacionais que podem ser adaptados à realidade paulista para ampliar a presença física, aumentar a presença operacional e o tempo de resposta nas emergências o Corpo de Bombeiros da PMESP aplicará um modelo menos conservador, levando em conta a força da comunidade e as conhecidas forças vivas dos municípios onde não há postos físicos de atendimento, com base em três critérios técnicos: POPULAÇÃO, RISCOS ESPECÍFICOS E DISTÂNCIA DE DESLOCAMENTO.

1. Municípios com até 20.000 habitantes;
Bombeiro Comunitário: Bombeiro que trabalha destacado, com a missão de organizar a comunidade para atendimento de uma emergência, bem como no desenvolvimento de ações de prevenção, contando sempre com a participação das forças vivas da região (Tiro de Guerra, COMDEC, brigadas selo verde/azul, guardas e funcionários municipais, dentre outros).

2. Municípios com 20.000 até 40.000 habitantes;
Grupo de Bombeiro: Grupo composto por 4 Bombeiros PMESP e por bombeiros municipais que trabalha destacado, responsável pela coordenação, gestão e treinamento dos bombeiros municipais e voluntários destinados aos serviços típicos de bombeiros.
A expansão dos serviços de bombeiros para outros municípios do Estado de São Paulo dependem de convênio firmado entre o Estado de São Paulo e os Municípios interessados, com fixação de responsabilidades para cada um dos entes, conforme legislação vigente ( Constituição do Estado, Lei n 684/75 e Decreto n 22.171/84. Dentre outras), assim definidos:

3. Municípios com 40.000 até 50.000 habitantes,
Serão atendidas por Bases de Bombeiros com a presença física do CBPMESP.

4. Municípios acima de 50.000 habitantes,
Serão atendidas por Postos de Bombeiros com a presença física do CBPMESP.

Publicidade

Parceiros