OURINHOS SEDIARÁ O 64º CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCOLONIAL DE TÊNIS DE MESA

Prefeitura M. de Ourinhos 21/01/2013 - 19:41:46 Esportes

O município disputou a sede com cidades importantes como Curitiba, Brasília e Presidente Prudente

O governo Belkis Fernandes tem mais uma boa notícia para comemorar. No último sábado, 19, Ourinhos foi escolhida para sediar o 64º Campeonato Brasileiro Intercolonial de Tênis de Mesa, que acontecerá em janeiro de 2014.

O evento é considerado o maior e mais antigo da categoria realizado na América Latina. Uma comissão formada por representantes da Prefeitura, AMO (Associação os Mesatenisas de Ourinhos) e da AECO (Associação Esportiva e Cultural de Ourinhos) estiveram no último final de semana na cidade de Registro, onde estava sendo realizada a 63ª edição da disputa, para apresentar um amplo material sobre a cidade, demonstrando que o município teria todas as condições de abrigar o campeonato.

A Prefeita Belkis fez questão de gravar um vídeo exclusivo para manifestar seu apoio. “Ourinhos possui uma ampla estrutura para abrigar as competições e também os atletas. Nosso povo tem amor pelo esporte e, com certeza, o campeonato será muito bem recepcionado por todos. Acredito que vamos realizar o evento de forma brilhante”, ressaltou.

Ourinhos disputou a sede com cidades importantes como Curitiba, Brasília, Presidente Prudente, Ponta Porã e acabou sendo escolhida por unanimidade pelos integrantes da comissão técnica. “Nossa cidade já havia pleiteado sediar o evento em 2007, mas na ocasião batemos na trave. Agora foi diferente, tenho certeza que nossa apresentação surpreendeu a todos e a parceria que já firmamos com a Prefeitura e a AECO fortaleceu ainda mais o projeto e acabamos conquistando o direito de sediar o evento”, conta o sócio-fundador da AMO, Gregório Coiradas Neto.

Primeiras decisões

Já na tarde de ontem, 21, Belkis Fernandes reuniu-se com alguns Secretários Municipais, além de Gregório Coiradas da AMO e Hélio Kobata da AECO, para traçar as primeiras diretrizes para o planejamento do evento. “Diversas Secretarias participarão, cada uma terá uma responsabilidade, uma ação a ser cumprida, Estamos muito determinados em realizar um grande evento, pois um campeonato dessa importância leva o nome de Ourinhos a ser conhecido e referenciado em vários aspectos”, destaca a Prefeita.

Além de promover o esporte, o 64º Campeonato Brasileiro Intercolonial de Tênis de Mesa representa mais um importante evento para o calendário turístico da cidade. “A economia local será aquecida. Fiz questão de estar presente e participar da explanação durante o congresso técnico em Registro. 2014 será um ano importante para o esporte em todo o país e agora Ourinhos também está inserida no calendário nacional”, conta o Secretário de Desenvolvimento Econômico José Claudinei Messias.

A Secretaria de Esportes será a grande parceira do evento, pois dará o suporte de toda infraestrutura necessária. “Foi muito importante a cidade ter conquistado a sede. O esporte está crescendo na cidade, temos até uma atleta campeã paulista. Temos projetos para implantarmos o tênis de mesa na escolas, no período contraturno. Ficamos muito contentes com a conquista, pois já era um pleito que havia sido realizado em 2006, para sediar no ano seguinte. Cabe agora darmos o suporte necessário e realizarmos um grande campeonato”, acrescenta o Secretário de Esportes Newmar Sackis.

Parcerias

Segundo Gregório Coiradas, a AMO terá um papel importante na organização do evento em 2014. “Temos praticamente um ano para organizar o evento, mas a responsabilidade é grande já que cerca de 900 atletas participarão do campeonato, sem contar os familiares acompanhantes”.

Já a AECO ficará responsável pela alimentação dos atletas. “Esse evento será importante para as nossas tradições, principalmente para a juventude, que precisa ser incentivada a reativar a cultura do tênis de mesa”, diz Hélio Kobata.

O Campeonato

Atletas de todo o país participam do Campeonato Brasileiro Intercolonial, que foi idealizado por Haruo Mitida, tendo sua primeira edição em 1951.

É o maior e mais antigo evento de tênis de mesa da América Latina e até o ano 2000 era restrito a participantes com descendência japonesa. Atualmente, existe uma categoria especial aberta a todos.

Outra característica é que a idade mínima para o atleta poder participar das competições é 5 anos e, com isso, a abrangência do evento se torna ainda mais ampla.

Publicidade

Parceiros