SEMINÁRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DEBATE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Nesta quarta-feira, 30, foi realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos o I Seminário de Medidas Socioeducativas, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
O evento visa refletir e sensibilizar a rede de serviço de atendimento às medidas socioeducativas no município, além de criar uma comissão que envolva representantes de vários setores para articular e integrar as políticas públicas a sociedade civil e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
Compuseram a mesa do cerimonial de abertura do evento, representando a prefeita Belkis Fernandes, o vice-prefeito Dr. Gilberto Severino, a Secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira Cidinha, o vereador Alexandre Araújo Dauage Zoio, o comandante da Polícia Militar Coronel Nilton Roberto Dudas, o promotor da vara da Infância e Juventude Aguilar de Lara Cordeiro e a juíza da vara da infância Renata Ferreira dos Santos Carvalho.
Marcaram presença no evento os secretários municipais André Mello (Saúde), Diógenes Corrêa Leite (Meio Ambiente e Agricultura), Fernando Cavezzale (Cultura), José Claudinei Messias (Desenvolvimento Econômico) e Newmar Sackis (Esportes e Recreação).
Também estiveram presentes o vereador Inácio J.B. Filho, o Coordenador operacional do Batalhão da PM Capitão Augusto Rosa e o Diretor do Conselho de segurança Pública José Francisco de Almeida, além de funcionários e representantes de outras entidades e assistentes sociais da região.
A secretária de assistência Social Maria Aparecida enfatizou que o seminário objetiva fortalecer o sistema de garantia de direitos dos adolescentes. O evento procura trazer novos conceitos acerca do tema, com a finalidade de realizar articulação das políticas sociais pautadas na melhoria da qualidade de vida e perspectiva para o adolescente. Desta forma, ele poderá tornar-se um adulto pleno de seus direitos e garantir um futuro para sua família, declarou Cidinha.
O vice-prefeito Dr. Gilberto Severino destacou a importância do tratamento humanizado e olhar para as pessoas com mais necessidades da Secretaria de Assistência Social.
A assistência social é responsabilidade de todos, por isso os outros secretários estão aqui. Essa união é responsável por transformar Ourinhos em uma cidade cada vez melhor, atendendo a todos que precisam. Que esta seja uma excelente reunião, clamou Dr. Gilberto.
Por fim, a juíza da comarca de Ourinhos Renata Ferreira ressaltou que as medidas socioeducativas em meio aberto auxiliam na ressocialização do adolescente. A reclusão acaba por marginalizar o adolescente perante a sociedade. Com uma medida socioeducativa em meio aberto, ele aprende um ofício novo, a ter responsabilidade, além de proporcionar a valorização da pessoa. Na minha opinião são estas medidas que fazem a reeducação e ressocialização, frisou a juíza.
Após a abertura oficial do evento foi exibido o filme 5x Favela Agora por Nós Mesmos que é escrito e realizado por jovens moradores de favelas. A programação do seminário contou ainda com palestras e mesas de discussões sobre Medidas Socioeducativas e Políticas Públicas.