OURINHOS REALIZA 10º CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES PARA O DIREITO À DIVERSIDADE

Prefeitura M. de Ourinhos 13/11/2014 - 17:56:17 Diversos

A Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI – MEC, realizou, na Faculdade Estácio de Sá, entre os dias 03 e 07 de novembro, o X Curso de Formação de Gestores e Educadores – Educação Inclusiva: direito à diversidade.

         Ourinhos é município polo deste evento e o MEC, por meio da SECADI, destina verba específica para que a realização do curso. Esta é a X edição do Curso e, neste ano, contou com a participação de 21 municípios da região, sendo dois representantes por município. As demais vagas foram preenchidas por entidades parceiras e por profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos.

Continua depois da Publicidade

         O curso está pautado em seis eixos temáticos propostos pelo Ministério da Educação/MEC, são eles: Educação Ambiental; Educação Especial; Educação em Direitos Humanos e Cidadania; Educação para as Relações Étnicorraciais; Educação Escolar Indígena e Educação de Jovens e Adultos.

         Durante toda a semana, o evento contou com diversos palestrantes, como: Prof. Dr. Maurício de Aquino, Prof. Dr. Maurício Gonçalves Saliba, o Analista de Sistemas João Marcelo Martelozo e Profª Maria Tereza Paschoal de Moraes que participaram da mesa redonda que teve como tema “Eixo-Educação para os Direitos Humanos e Cidadania”; Prof. Ms. Gilson Aparecido Castadelli e Prof. Ms. Guilherme Orlandini, “Websonora, a voz como parâmetro”; Valdeci Josias Rocha, relato de vida; Ortoptista Solange da Costa Santos Fecarotta, “DARV – Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão – Síndrome de Írlen; Profa. Aline Lima da Cruz e Profa. Cibele Aquino Gonçalves, comunicação: Projeto LIBRAS/Inglês; Engº Agrônomo Leandro H. Y. Guskuma e o Tecnólogo em Gestão Ambiental Rodrigo A. R. Lemes, “Conceitos e ações de Educação Ambiental em sala de aula e a campo”; Profª Pálmula Fernandes Matos, “Os desafios da educação de Jovens e Adultos na atualidade”; Profª Ms. Suédina Brizola Rafael Rogato, “Transtornos Psicológicos na Infância: a criança problemática ou a dificuldade dos pais em educar; Advogada Angélica Rodrigues Alves, “Regimento Escolar e Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA: o que a família negligencia cuidados à saúde para a criança; Profª Ms. Adriane Gallo Alcântara da Silva, “Atendimento Educacional Especializado – AEE para estudantes com altas habilidades e dotação”; José Carlos de Oliveira (Baixinho), “Valorização da Vida – Associação dos Deficientes de Lençóis Paulista – ADEFILP; Psicóloga Dulce Bruzarosco, Profª Dayanna de Paula Mariani dos Santos, Karina Gomes Alves, Eliane Regina Moreno Falconi e a Assistente Social Maria Inês Francisco, mesa redonda “Pensando a Educação Especial”, Prof. Dr. Manoel Osmar Seabra Junior, “Estratégias para abordagem e locomoção de estudantes com cegueira em ambientais educacionais.

         Além das palestras ocorridas no período da manhã, no período da tarde foram oferecidas oficinas com práticas pedagógicas, que abrangeram os temas propostos pelos eixos, como: Pentaminó, apresentado pelas Profª Franciane Brun Moreira e Graciara da Luz N. Chiachia Pasta; A Belíssima História da Negra Neve, com a Profª Elizabeth Divino Taylor; Xadrez: uma nova perspectiva da Inclusão Escolar, com o Prof. Giovani Borges Graciano; Sudoku de cores, com as Profas. Franciane Brun Moreira e Graciara da Luz N. Chiachia Pasta; Cultura Terena e Tupi Guarani, com o Prof. David Terena; A música como transformação nas condutas humanas, com a Musicoterapeuta Cibele Cristina Gonçalves e Cartografia, com a Profa. Ms. Janiele de Souza Santos.

    Diante da premissa de que a diversidade está presente no cotidiano, nas mais diversas situações, nas relações humanas e na aprendizagem, é sabido que estas diferenças devem ser tratadas e amenizadas para que se alcance a qualidade no processo de ensino/aprendizagem e também na humanização.

    A Secretaria Municipal de Educação agradece a presença de todos os participantes e fica muito lisonjeada diante dos elogios recebidos pelas escolhas dos palestrantes e pela organização. A presença dos municípios certifica a seriedade do trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, trabalho este que será disseminado pelos participantes, perpetuando como co-autores da educação inclusiva em seus respectivos municípios.

Publicidade

Parceiros