Ourinhos recebe a visita de Agentes da Saúde do Rio Grande do Norte e Ceará

Prefeitura M. de Ourinhos 23/10/2015 - 19:50:46 Diversos

Visita faz parte da premiação da 4ª Mostra Nacional de Experiências na Atenção Básica Saúde da Família 

Após se inscrever na 4ª Mostra Nacional de Experiências na Atenção Básica Saúde da Família que contou com mais de 4 mil inscritos, Ourinhos se classificou entre os 100 melhores e conquistou o 28º lugar. Como prêmio, os 100 primeiros colocados foram contemplados com um intercâmbio e Ourinhos foi escolhida para sediar a primeira visita de Agentes Comunitários de Saúde de outros Estados.

Continua depois da Publicidade

 Nesta semana, Ourinhos recebeu a visita da consultora da Coordenação Geral de áreas técnicas do departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde Carla Ferraz, do professor de Educação Física do Núcleo de Apoio à Família de Natal, Rio Grande do Norte, Leonardo Nobrega, da Cirurgiã dentista da Saúde da Família em Natal, Leda Lúcia Nobrega Villela, do Agente de Endemias de Horizonte, no Ceará, José Fábio de Souza e da Agente Comunitária de Saúde de Horizonte, Márcia Maria de Lima.

 Recepcionados pelos Agentes Mirins da Saúde da EMEF Profº Jorge Herkrath, pela Profª do 5º ano Érica Bacochina da Silva, pela Profª AP da escola que acompanha o projeto Bombeiro Mirim e pela Agente Comunitária de Saúde da Unidade de Saúde da Família do Pacheco Chaves Sueli Aparecida Farias, os visitantes puderam conhecer o projeto desenvolvido na cidade e os principais pontos de Ourinhos, inclusive o Gabinete da Prefeitura.

“Estivemos reunidos na manhã de quarta-feira, na EMEF Prof Jorge Herkrat para a solenidade comemorativa da Premiação do Programa Agente Mirim da Saúde. Na ocasião mostramos como o ocorre o desenvolvimento desse projeto e também falamos sobre o projeto Bombeiro Mirim desenvolvido com os alunos. Hoje a nossa proposta é mostrar para os visitantes os principais locais da nossa cidade, como: Teatro, Prefeitura, Secretarias de Saúde, Educação, As FIO, O Mercadão, o Parque Olavo Ferreira de Sá, enfim mostrar o que é Ourinhos”, explicou a Agente Comunitária de Saúde Sueli Aparecida Farias.

O professor de Educação Física do Núcleo de Apoio à Família, em Natal Leonardo Nobrega afirma que a visita é edificante, principalmente para o seu trabalho. “Essa visita é extremamente edificante para nós, é a primeira vez que viemos para Ourinhos e aqui é tudo lindo, as pessoas são muito educadas e com certeza esse projeto merece ser compartilhado. Isso faz parte de um intercâmbio de projetos premiados, no qual eu fiz um projeto e mandei para Saúde, ele foi para a Mostra Nacional e ficamos em 11º lugar”.

José Fábio de Souza, Agente de Endemias em Horizonte teceu elogios à cidade e aos projetos desenvolvidos. “A cidade é maravilhosa, muito acolhedora, povo educado, hospitaleiro e crianças maravilhosas, na qual tivemos a oportunidade de conhecer dois programas da Escola do Pacheco Chaves, projetos que trabalham a cidadania e educam essas crianças para a vida. Isso nos deu muita força para que possamos levar também para a nossa cidade. As crianças precisam de ações como essa que desenvolvam a autonomia, a cidadania, enfim, só temos boas impressões da cidade e dos profissionais que nos acolheram”.

Os projetos desenvolvidos pelos alunos ourinhenses tornou-se referência para esses estados, inclusive já disseram que a ideia será “copiada”.

“Realmente ficamos muito impressionados com o envolvimento deles nesses projetos da dengue e do bombeiro. O que é bom é pra ser copiado, por isso vamos repassar para os nossos gestores para que eles implantem essas ideias na cidade. Nossa preocupação era trabalhar muito com jovens e adultos e muitas vezes as crianças caíam no esquecimento. Hoje a gente vê que são elas que fortalecem e levam a informação para si, para dentro da sua família e para a sua vizinhança”, disse Márcia Maria de Lima agente comunitária de saúde em Novo Horizonte.

Os Agentes Mirins da Saúde de Ourinhos aguardam agora a confirmação para conhecer uma experiência em Santarém, no Pará de uma Unidade de Saúde Barco. A visita também faz parte da premiação da 4ª Mostra Nacional de Experiências na Atenção Básica Saúde da Família.

Sobre o Projeto Agente Mirim  

O Projeto Agente Mirim é desenvolvido desde 2010 em parceria com a Escola Jorge Herkrat e a Unidade de Saúde da Família do Pacheco Chaves, sendo o principal papel dos agentes uma referência ao Agente Comunitário de Saúde.

O foco principal desse projeto é o combate à dengue, inclusive há cerca de 10 anos o bairro não registra casos da doença, em decorrência do trabalho assíduo dos agentes comunitários e mirins.

Como explica a Profª do 5º ano da EMEF Jorge Herkrat Érica Bacochina da Silva, são realizados arrastões pelo bairro e um trabalho de conscientização junto aos moradores.  “Mensalmente fazemos um arrastão e passamos pelas casas, orientando sobre os cuidados contra a dengue e fazemos a coleta de lixos pelas ruas também, colaborando com a limpeza do bairro. As crianças adoram e pra eles é uma vitória poder ajudar as pessoas da cidade”.

Além das ações relacionadas ao combate à dengue, outros temas importantes que abrangem a cidadania são discutidos com os alunos.

Publicidade

Parceiros