Prática de esportes garante disposição e benefícios no trabalho
Time CART aponta resultados positivos no campo pessoal e profissional
Os hábitos e a filosofia do esporte podem ser utilizados no cotidiano empresarial com benefícios para toda a equipe. As práticas esportivas desenvolvem o espírito de liderança, a motivação constante do grupo, a busca e a conquista de desafios coletivos com uma disciplina de treinamentos e práticas. Algumas modalidades destacam as atitudes colaborativas, essenciais para o êxito de projetos desenvolvidos em parceria e que envolvam várias áreas da empresa. E quando as lições da atividade física são aplicadas na vida profissional, as competências e habilidades individuais do funcionário, como a capacidade de tomada de decisões, a proatividade, a resiliência, a confiança e a concentração também geram resultados positivos.
A CART - Concessionária Auto Raposo Tavares valoriza o trabalho em equipe e incentiva seus colaboradores em busca das conquistas pessoais e profissionais. “O esporte sempre esteve presente na minha vida. Já pratiquei modalidades como judô, karatê, futebol, natação, automobilismo e motovelocidade, sempre participando de competições e aprendendo cada vez mais sobre ética, respeito, disciplina, determinação e superação. Hoje, o surf me ensina, me desafia, me fascina. Não há uma onda igual à outra. Assim é a vida! Assim é o esporte! Vamospraticar!”, salienta o presidente da CART, James Guerreiro.
O funcionário de TI (tecnologia da informação) da CART, Alberto Rodrigues, leva a filosofia do kung fu para o cotidiano. “A prática do Kung fu influencia no desempenho pessoal e profissional exercitando a autoconfiança, o equilíbrio e a concentração. Dessa forma, cresço e supero os desafios a cada dia, na prática da arte marcial e no trabalho”, afirma o atleta, que já participou de campeonato paulista de kung fu.
Para o colaborador Wellington Aparecido Cruz, que trabalha na praça de pedágio em Santa Cruz do Rio Pardo, fazer parte de um time de futebol mudou a vida dele. O futebol exige o trabalho em grupo e a dedicação de muitos anos ao esporte pode ser comparada à jornada de um jovem aprendiz que precisa de garra para continuar. “Comecei no futebol muito cedo. Fui me empenhando, consegui me aperfeiçoar. Ganhei força, saúde e habilidade”, afirma.
A profissional da área de Recursos Humanos da CART, Mônica Brito, destaca as palavras que traduzem a prática do ciclismo e que podem ser utilizadas no ambiente empresarial para a construção de uma carreira profissional. “Equilíbrio, velocidade, força, foco e energia representam a prática do esporte”, afirma.
Para Alex Cristiano de Jesus dos Santos, que pratica corrida de rua e ciclismo, e trabalha na praça de pedágio em Rancharia, o esporte é uma forma de exercitar o corpo e a mente. “Praticar esportes para mim é disciplina física e pessoal, além de vida saudável”, salienta.
Competência emocional
Obstáculo é uma palavra que não existe no vocabulário de Diequeson Alves da Silva, que trabalha na praça de pedágio em Palmital, no km 413 da SP-270 Rodovia Raposo Tavares. Ele possui uma deficiência física e não encontra barreiras na prática esportiva e na superação de seus limites. O colaborador da CART coleciona diversas medalhas em várias modalidades, mas sua paixão é a natação. “Além de gerar muitos benefícios favoráveis para a saúde e o bem-estar, a prática de esportes melhora a competência emocional”, relata.
Engajamento e colaboração
Os esportes coletivos como o futebol e o vôlei desenvolvem e exigem o engajamento de todos para a conquista de bons resultados. A posição adequada de cada integrante do time, a utilização de técnicas e das habilidades individuais em prol do grupo podem assegurar a vitória sobre a concorrência.
Os exercícios radicais são lições de resiliência. Para quem tem medo de altura, realizar um rappel ou saltar de paraquedas pode significar a superação de grandes desafios, tal como na vida profissional. As artes marciais difundem a mensagem do respeito e da ética no relacionamento com o mestre, o líder do grupo ou setor da empresa.
A CART, uma empresa Invepar Rodovias, administra o Corredor Raposo Tavares, que é formado pela SP-225 João Baptista Cabral Rennó, SP-327 Orlando Quagliato e SP-270 Raposo Tavares, no total de 834 quilômetros entre Presidente Epitácio e Bauru, sendo 444 no eixo principal e 390 quilômetros de vicinais.