Pacientes em estado grave de COVID-19 terão exames coletados para detecção da possível nova variante
Pacientes com Covid-19 internados na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos, terão material coletado para a realização de exames para detecção da possível variante do coronavírus.
Após o anúncio de que Ourinhos será o primeiro centro de testagem da América Latina, sobre um dispositivo que permitirá a avaliação dos impactos da covid-19 em cada paciente, a pesquisadora Dra. Juliana Floriano conseguiu intermediar que as amostras coletadas pudessem ser analisadas pela também pesquisadora, Dra. Ester Sabino da USP, o que deverá confirmar ou não a existência da nova variante do coronavírus (P1), na cidade de Ourinhos.
Serão coletadas também, amostras de pacientes do Hospital Covid e também de pacientes que já vieram a óbito. Segundo a Dra. Juliana, a detecção da possível variante nos pacientes de Ourinhos está voltada a novas políticas de enfrentamento da doença. “Essa é uma nova etapa voltada para a boa gestão. Caso a nova variante seja detectada e esteja circulando na cidade, novas medidas públicas devem ser tomadas, uma vez que o vírus é muita mais contagioso e ele possa ser mais letal”.
As amostras serão levadas até o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo na próxima semana.