É época de ponkan no interior de SP.
A ponkan, fruta docinha, suculenta, fácil de descascar e com vitamina C, está em época de colheita. A safra coincide com as temperaturas mais baixas, deixando os pés carregados.
Na propriedade do Neto Urias, no município de Pilar do Sul, no sudoeste paulista, tem 700 pés de ponkan. A safra desse ano tem uma diferença das anteriores: o agricultor mudou o manejo, contou com a ajuda do clima e conseguiu adiantar a colheita.
A produção total deve ser parecida com 2022, sendo pelo menos 3,5 mil caixas de 20 quilos. Em 2022, cada uma delas foi vendida por R$ 25; este ano, ele contou que o preço melhorou.
Depois de madura, a fruta aguenta uma semana e meia no pé, passando desse tempo, se o produtor não colhe, tem prejuízo. No sítio do Neto, a colheita deve continuar até metade do mês de julho.
Em Pilar do Sul (SP), é possível encontrar plantações de tangerina em várias propriedades. São mais de 40 produtores e, na região, uma área superior a 400 hectares de cultivo, de acordo com o IBGE. O levantamento mais recente mostrou que a produção superou 13 mil toneladas.