Produtores estão animados com safra de mandioca neste ano
A mandioca está presente em muitas pequenas propriedades do Brasil.
Além de ser uma fonte de renda e a base da alimentação para famílias, também tem sido usada como matéria-prima para fabricar outros produtos.
No sítio do Altair Dadalto, que fica em Ocauçu, na região de Marília (SP), a terra é meio arenosa, o que favorece o cultivo de mandioca. Em 2022, o sítio produziu uma média de 60 toneladas de mandioca amarela. Foi uma colheita abaixo do esperado, diferente de agora.
São Paulo tem solo fértil para mandioca e o cultivo deve avançar no Estado. O Instituto de Economia Agrícola prevê um aumento de produção de 7,2 %, o que significa mais de 1.200.000 mil toneladas no Estado.
A mandioca é um produto presente na agricultura familiar, e é plantada em grande e pequena quantidade. Em um sítio em Marília (SP), são colhidas quase seis toneladas ao ano. Tudo é vendido para o comércio local e paras pessoas que compram direto no portão da propriedade. Mas antes de chegar na mesa do consumidor o trabalho na lavoura é todo manual.
Dependendo da região, a mandioca ganha outros nomes, como macaxeira, aipim ou maniveira. O fato é que é um alimento versátil e que está presente no cardápio de grande parte dos brasileiros.
G1/Tv Tem/Nosso Campo