CAMPANHA CONTRA TUBERCULOSE TEM INÍCIO EM ESPÍRITO SANTO DO TURVO
Realizada duas vezes ao ano, de acordo com calendário do Ministério da Saúde, a Campanha de Combate à Tuberculose em Espírito Santo do Turvo teve início dia 6 e irá até o dia 16 de março, das 8h às 17h. A campanha acontece através de orientações e busca ativa de pessoas sintomáticas. Aqueles que tiverem os sinais da doença passarão por exames e, se confirmado o diagnostico, serão encaminhados para tratamento.
Segundo a Enfermeira Luciene da Vigilância Epidemiológica do Município, o número de casos notificados vem aumento a cada ano. O objetivo da campanha é orientar a população a fazer um diagnóstico precoce da doença para um tratamento mais eficaz e evitar a transmissão.
Toda a pessoa que apresente tosse por três ou mais semanas deverá procurar o Posto de Saúde para ser avaliado por um profissional e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Outros sintomas podem ser febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.
A doença A Tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro). A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa de forma direta. Ao espirrar, ou tossir, o doente expele a bactéria nas pequenas gotas de saliva que podem ser aspiradas por outra pessoa e contaminando-a.
O sintoma mais frequente da TB pulmonar no adulto é a tosse. Toda pessoa que apresente tosse que dure três ou mais semanas é chamada de sintomático respiratório e deve ser encaminhada ao profissional da saúde para pesquisa de TB. Outros sintomas são febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.
O doente pode apresentar todos os sintomas, ou ter somente uma tosse que pode passar desapercebida. Muitos pensam que a tosse é comum, pois são fumantes, ou que se trata de uma bronquite ou gripe mal curada e não dão importância. Quem apresentar esses sintomas devem procurar as unidades de saúde imediatamente e não apenas durante as campanhas.
Os exames são acessíveis e rápidos. Quando o diagnostico é confirmado, o tratamento é realizado no município e os medicamentos utilizados são disponibilizados pelo Posto de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, e todo tratamento é diretamente supervisionado pela E.S.F (Estratégia de Saúde da Família).